Select Page

Governo dos Açores avança com obras de conservação e modernização na Quinta de São Lourenço, no Faial

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje que será lançado no início do próximo ano o concurso público para as obras de conservação e modernização do pavilhão da Quinta de São Lourenço, no Parque de Exposições da Ilha do Faial.

 

“O projeto, que está em fase de conclusão, prevê dar melhores condições de conforto, de segurança e até mesmo um ar mais moderno à infraestrutura, que atualmente apresenta sinais de degradação”, afirmou João Ponte.

 

Com esta intervenção, a Quinta de São Lourenço ficará dotada com um equipamento que garante melhores condições para a realização de eventos, seja de âmbito agrícola ou em outros setores da atividade económica.

 

O governante adiantou que esta obra, que prevê fechar completamente o pavilhão de exposições, com uma área de 1.520 metros quadrados, representa um investimento de 550 mil euros.

 

“O concurso público será lançado no início do próximo ano e estimo que as obras possam ter início logo após a realização da Feira Açores 2019, que, como já foi anunciado, decorrerá na ilha do Faial no mês de junho”, disse João Ponte.

 

Além do pavilhão de exposições, o Governo dos Açores vai avançar também com a reabilitação do Solar e da Ermida, dois imóveis do século XVIII, dando resposta a uma antiga e justa aspiração dos Faialenses.

 

“Vamos também, em outubro, lançar o concurso público para reabilitar estes dois imóveis simbólicos e com história”, anunciou João Ponte, acrescentando que se trata de um investimento superior a 450 mil euros.

 

O projeto contempla, entre outras intervenções, o reforço estrutural do edificado, a criação de uma sala para exposições e um espaço multiusos.

 

“Serão dois espaços que, depois de remodelados, serão devolvidos à comunidade e que esperamos que sejam um polo de dinamização da Quinta de São Lourenço e da freguesia dos Flamengos”, afirmou João Ponte.

 

“O solar e a ermida, bem como os jardins e a floresta envolventes, fazem parte da área mais antiga da Quinta de São Lourenço. São dois imóveis de grande beleza arquitetónica que era urgente recuperar”, frisou o Secretário Regional.

Pontos de Interesse