A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional da Agricultura, termina hoje, no Corvo, o ciclo de sessões informativas sobre controlo integrado de roedores que foram iniciadas em fevereiro, na ilha de São Miguel.
Com este evento no Corvo conclui-se o périplo pelos 19 concelhos dos Açores, conforme foi previamente decidido com a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, no sentido de encontrar solução conjuntas e integradas de controlo e erradicação desta praga.
Para atingir um combate efetivo é absolutamente necessário que cada organismo interveniente afete os recursos humanos, materiais e financeiros que pode disponibilizar, em função das respetivas áreas de competência.
Para hoje, na ilha do Corvo, está agendada uma sessão durante a manhã com alunos da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, com o objetivo de transmitir aos mais novos boas práticas de controlo e erradicação de roedores.
À noite, pelas 20H30, terá lugar, no Centro de Dia de Santa Casa da Misericórdia do Corvo, uma sessão aberta a toda a população, tendo como oradora a médica veterinária Sofia Borrego, técnica da Direção Regional da Agricultura.
Pretende-se com as duas sessões explicar conceitos, a razão pela qual é importante controlar as espécies de roedores e como se deve atuar perante a presença destes animais.
Para o controlo efetivo e duradouro dos roedores é necessária a aplicação de um conjunto de medidas direcionadas não só à praga, mas também ao meio ambiente, o que implica uma atuação concertada entre o Governo Regional, as autarquias e a população.
Neste âmbito, encontra-se disponível um ‘spot’ publicitário sobre controlo de roedores, que está permanentemente online no Portal do Governo Regional (www.azores.gov.pt), nas redes sociais e que já foi exibido na RTP/Açores.
O Governo dos Açores tem cumprido, assim, o seu papel ao nível da difusão do conhecimento sobre estas matérias para que se consigam os melhores resultados no controlo destas espécies.
Desde final de 2017 encontra–se disponível no Serviço de Desenvolvimento Agrário do Corvo rodenticida para distribuição gratuita pelos agricultores, em função das suas necessidades.