Select Page

Governo dos Açores continua empenhado em melhorar as acessibilidades agrícolas no Pico

A Diretora Regional dos Recursos Florestais afirmou hoje que o Governo dos Açores continua fortemente empenhado e determinado em prosseguir o trabalho de melhoria da extensa rede de caminhos agrícolas na ilha do Pico, contribuindo para uma maior segurança, conforto e redução dos custos de produção dos agricultores.

 

“Podem sempre criticar-nos por ainda não termos conseguido intervir em 100% dos caminhos rurais e florestais da ilha do Pico, mas nunca nos poderão dizer que estamos parados ou indiferentes às necessidades dos agricultores”, frisou Anabela Isidoro, que falava no final da visita a obras de beneficiação em caminhos florestais e rurais do Pico.

 

Anabela Isidoro referiu que, até ao momento, já se procedeu à remendagem do piso em 60 quilómetros de caminhos nesta ilha, prevendo até ao final do ano intervencionar mais 150 a 200 quilómetros, numa rede de caminhos com 361 quilómetros no total.

 

“Esta é a nossa meta, mas vai depender das condições atmosféricas, uma vez que a maior parte dos caminhos se localiza em altitude”, disse Anabela Isidoro. 

 

A Diretora Regional assegurou que o Executivo açoriano sabe bem a importância de os agricultores terem boas acessibilidades e, por isso mesmo, “tudo tem feito, até ao limite das suas competências, para intervir neste domínio em todas as ilhas do arquipélago”, salientando que muitas destas vias são também importantes para o turismo. 

 

“Recentemente, o Serviço Florestal do Pico adquiriu mais de 100 toneladas de asfalto para poder avançar com as obras de beneficiação necessárias nos pisos dos caminhos rurais e florestais da ilha”, adiantou a Diretora Regional, apontando como exemplo as intervenções nos caminhos da Criação Velha, Candelária, São Mateus, São Caetano, Cabeço do Geraldo, Arrife e na Ponta da Ilha.

  

O plano da Direção Regional dos Recursos Florestais para este ano contempla um investimento global de 6,2 milhões de euros em caminhos rurais e florestais.

Pontos de Interesse

Museu da Horta promove oficina “Vamos Falar desta Horta”

A Direção Regional da Cultura, através do Museu da Horta, promove ao longo do período letivo em curso, que termina a 5 de abril, a realização de uma oficina intitulada “Vamos falar desta Horta”.   Esta oficina, que terá lugar, em contexto de turma, na Casa Manuel de...