Select Page

Governo dos Açores contrata farmacêuticos para as Unidades de Saúde de Ilha do Pico e da Graciosa

O Secretário Regional da Saúde anunciou, em Angra do Heroísmo, a contratação de dois farmacêuticos, que vão integrar as Unidades de Saúde de Ilha do Pico e da Graciosa.

 

“Está já autorizada a contratação de um farmacêutico para a ilha Graciosa e um segundo para a ilha do Pico, ficando assim garantido o reforço da qualidade do serviço prestado aos utentes internados nestas unidades de saúde”, revelou Rui Luís, que falava segunda-feira na cerimónia de posse da Delegada Regional dos Açores da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Margarida Martins.

 

O titular da pasta da Saúde recordou que esta decisão resulta de um compromisso assumido em 2018, durante a visita aos Açores da Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, recentemente reeleita para um novo mandato.

 

Nessa altura foi identificada a necessidade de três profissionais de farmácia em três unidades de saúde com internamento, incluindo a Unidade de Saúde de Ilha de Santa Maria, que recrutou no ano passado um farmacêutico, seguindo-se, em 2019, a contratação de mais dois profissionais.

 

No contexto do reconhecimento desta classe, Rui Luís salientou que “os farmacêuticos são verdadeiros aliados do Serviço Regional de Saúde, porque estão, no seu dia a dia, em contato permanente com os utentes”.

 

Na sua intervenção, o Secretário Regional, referindo-se às carreiras, manifestou a disponibilidade do Governo dos Açores para continuar a colaborar com esta ordem profissional para dignificar a profissão dos farmacêuticos.

 

“Toda a análise da especificidade própria da Região, no que diz respeito a aspetos legais e financeiros das carreiras, está na sua fase final de avaliação e muito em breve teremos a possibilidade de reunir com o Sindicato Nacional dos Farmacêuticos, para ultimar todas essas componentes”, adiantou.

 

Rui Luís destacou ainda a cooperação existente entre o Executivo e a Ordem dos Farmacêuticos em matéria de prevenção e promoção de hábitos de vida saudáveis, apontando como exemplo o programa Geração Saudável, implementado nas escolas açorianas.

 

A criação nesta legislatura de um Gabinete de Gestão do Medicamento e dos Assuntos Farmacêuticos, em conjunto com a Ordem, foi outro aspeto realçado.

 

“Foi um passo determinante para uniformizar procedimentos na gestão dos circuitos do medicamento e, por outro lado, para implementar e monitorizar a política do medicamento nos cuidados de saúde primários, e proceder à elaboração de protocolos terapêuticos”, afirmou Rui Luís.

 

O incentivo, por parte do Governo, à criação da primeira Unidade de Farmacovigilância dos Açores, para reportar reações adversas a medicamentos, foi também apontado como referência.

 

“Temos vindo a cumprir esse desiderato de melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde, temos feito um forte investimento em recursos humanos, criando melhores condições aos profissionais de saúde e, consequentemente, melhores condições aos nossos utentes, que são a nossa principal preocupação e missão”, frisou o Secretário Regional.

Pontos de Interesse