O Secretário Regional da Agricultura e Florestas assegurou que o Governo dos Açores vai continuar a trabalhar para dar resposta às especificidades da agricultura na ilha das Flores, apoiando o desenvolvimento sustentável de um setor com grande importância para a economia local.
“O Governo dos Açores está atento, está em permanente diálogo e articulação com os agentes do setor para poder dar respostas atempadas e adequadas às especificidades da agricultura na ilha das Flores”, afirmou João Ponte, no final de uma reunião com a Direção da Associação Agrícola da Ilha das Flores, no âmbito da visita estatutária do Governo.
O governante destacou, por exemplo, o facto de o Governo Regional ter conseguido aprovar junto da Comissão Europeia uma alteração orçamental ao programa PRORURAL+ que permitiu um reforço orçamental da medida das Agroambientais, permitindo assegurar que vários agricultores, com muita expressão na ilha das Flores, que terminavam este ano os seus compromissos continuem a receber apoios para manter o regime extensivo das suas explorações em 2020.
Esta é uma medida do PRORURAL+ para compensar os agricultores que optaram por uma extensificação da atividade agrícola e a manutenção de sistemas de pastagem extensivos favoráveis ao ambiente e formas de exploração das terras agrícolas compatíveis com a proteção dos recursos naturais e dos solos.
João Ponte salientou também o apoio técnico que tem sido dado às organizações de produtores e aos agricultores nas Flores, bem como a criação da Ajuda ao Transporte Inter Ilhas de Jovens Bovinos, no âmbito das alterações ao POSEI 2019, que concede um apoio aos produtores das ilhas de Santa Maria, Graciosa, Flores e Corvo que enviem jovens bovinos para abate nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Pico.
“Trata-se de um apoio importante, que visa estimular o crescimento do número de abates de bovinos nos matadouros, deixando mais valias na Região e rentabilizando o investimento que tem sido feito na modernização da rede regional de abate, em vez de exportar os animais vivos”, frisou o governante.
João Ponte adiantou que, no âmbito do PRORURAL+, foram já aprovadas 13 candidaturas na ilha das Flores para modernização das explorações agrícolas, que representam um investimento de 900 mil euros, bem como foram instalados três novos jovens agricultores, dados que são reveladores da confiança e da aposta dos agricultores florentinos na agricultura.
O titular da pasta da Agricultura salientou que o Governo dos Açores vai continuar a trabalhar no progresso e na modernização do setor agrícola na Região, com a consciência do caminho percorrido, mas sabendo que “há ainda desafios para vencer, algo que será mais fácil de concretizar se todos os agentes do setor estiverem unidos”.