O Governo dos Açores autorizou o lançamento da segunda fase da obra de requalificação da Escola Básica e Secundária Padre Maurício de Freitas, na ilha das Flores, num investimento de 400 mil euros, anunciou hoje o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares.
Berto Messias, que falava, em Santa Cruz das Flores, na apresentação do Comunicado de Conselho de Governo no final da visita estatutária a esta ilha, adiantou que a intervenção permitirá dar melhores condições de funcionalidade, conforto e segurança a toda a comunidade escolar.
Presentemente decorre a primeira fase da requalificação desta escola, orçada em 600 mil euros.
Na área das pescas, Berto Messias referiu que ficou decidido dar orientações à LOTAÇOR para desenvolver os procedimentos necessários para a substituição da máquina de gelo do Porto de Ponta Delgada, na ilha das Flores, corrigindo os problemas do atual equipamento.
“Nos últimos quatro anos, o Governo dos Açores investiu diretamente em programas de apoio e investimento no setor das pescas na ilha das Flores cerca de 650 mil euros”, indicou o Secretário Regional, acrescentando que esta verba engloba investimentos em infraestruturas fundamentais de apoio, como, por exemplo, as gruas e os entrepostos frigoríficos, mas também os apoios à melhoria da segurança das embarcações e dos pescadores.
Em termos das acessibilidades, o Governo dos Açores autorizou os procedimentos para a empreitada de reabilitação do pavimento da Estrada Regional n.º 1 – 2.ª Santa Cruz – Lajes, no troço entre a Ribeira das Lajes e o Feital, na freguesia da Fazenda, com um valor de cerca de 180 mil euros.
Berto Messias disse ainda que será melhorada a sinalização horizontal das estradas da ilha das Flores, através da empreitada de pintura termoplástica a quente, num investimento de 85 mil euros.
“Nos últimos dois anos, foram investidos mais de 800 mil euros na requalificação da rede viária da Ilha das Flores”, afirmou.
O Secretário Regional afirmou ainda que, no âmbito agrícola, o Governo dos Açores decidiu apoiar a Cooperativa União Agrícola Florentina em cerca de 55 mil euros, para a comparticipação da aquisição de ensiladora de forragem automotriz, bem como a promoção técnica e económica das explorações agropecuárias desta ilha do Grupo Ocidental.
“Este apoio é mais um contributo para a dinamização e melhoria do rendimento das ações relacionadas com a produção de alimentos e de animais bovinos, contribuindo para o crescimento da produtividade e para a consolidação do processo de modernização da agropecuária nesta ilha”, disse o governante.
Além da candidatura já apresentada a fundos comunitários, que está em apreciação, no âmbito do projeto global de requalificação e remodelação, a Cooperativa Ocidental será apoiada em cerca de 250 mil euros para a aquisição e instalação de uma ETAR compacta, requalificação do sistema de distribuição de água à fábrica da cooperativa e apoio a nível técnico e de gestão.
Berto Messias considerou que, deste modo, o Governo Regional contribui para a viabilidade e sustentabilidade desta Cooperativa, mas, ao mesmo tempo, apoia a dinamização da atividade produtiva dos agricultores, no que diz respeito às suas práticas do dia a dia, à organização e funcionamento das suas explorações.
Na área social Berto Messias revelou que ficou decidido apoiar a Santa Casa da Misericórdia das Lajes das Flores num montante de cerca de 20 mil euros para o desenvolvimento do projeto ‘Psicomotricitar com a Terceira Idade”, autorizar o lançamento de concurso público para atribuição de uma habitação, em regime de arrendamento com opção de compra, no Loteamento da Terça, bem como autorizar a celebração de um contrato ARAAL com o Município de Santa Cruz das Flores para construção de uma nova habitação neste loteamento, a ser arrendada no mesmo regime.