Select Page

Governo dos Açores destaca a mais valia de estarem sedeados na Região dois dos principais livros de registo genealógico de raças bovinas de carne do país

O Diretor Regional da Agricultura, José Élio Ventura afirmou hoje ser uma mais valia, desde logo económica, estarem sedeados nos Açores dois dos principais livros genealógicos de raças de carne, nomeadamente a Simmental Fleckvieh e a Aberdeen-Angus.

 

“Existem, naturalmente vários livros genealógicos no país, podendo falar-se quer de raças de carne, quer de leite. No caso específico dos bovinos de vocação para produção de carne existem quatro raças que se distinguem em particular: Charolesa, Limousine, Simmental Fleckvieh e Aberdeen-Angus. Dois destes livros genealógicos estão sedeados nos Açores”, referiu José Élio Ventura, acrescentando que isso demonstra bem o protagonismo e a predominância da Região no contexto nacional, apesar da sua reduzida dimensão territorial.

 

Com os estudos que são realizados é emitido um certificado de pedigree, o que assegura a quem compra um animal destas raças, a garantia de um potencial genético elevado e superior à média, melhorando, por esta via, a qualidade dos efetivos das explorações e a rentabilidade dos produtores.

 

“O que se tenta apurar são as características e parâmetros dos animais, como seja, o seu desenvolvimento muscular, esquelético, aptidões funcionais e raciais, controlo de performances, ganhos médios diários de peso vivo, entre outros aspetos”, explicou o Diretor Regional da Agricultura.

 

A gestão do livro genealógico da raça Aberdeen-Angus está a cargo da Associação de Criadores da Aberdeen-Angus Portugal, enquanto o livro genealógico da raça Simmental Fleckvieh está ao cuidado da Associação de Agricultores da ilha do Pico.

 

No âmbito do PRORURAL +, submedida 10.2 relativa ao apoio à conservação e à utilização e desenvolvimento sustentáveis de recursos genéticos na Agricultura, o Diretor Regional do Desenvolvimento Rural, Fernando Sousa, aprovou, esta semana, mais três candidaturas, de um total de nove já aprovadas.

 

“As candidaturas agora aprovadas representam um investimento proposto aprovado de 465 mil euros, representando um financiamento de 246 mil euros comparticipado a 100% pelo PRORURAL +”, disse José Élio Ventura, acrescentando que as candidaturas destinam-se ao desenvolvimento dos recursos genéticos quer de raças autóctones, quer de raças exóticas, com particular destaque para os livros genealógicos.

Pontos de Interesse