Select Page

Governo dos Açores investe 1 ME, em 2019, em novas respostas para a infância e juventude na ilha do Pico

A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou hoje, no Pico, que o Governo dos Açores pretende avançar em 2019 com novos investimentos na área da infância e juventude nesta ilha, estimando investir cerca de um milhão de euros.

 

“Pretendemos avançar, já no próximo ano, com os procedimentos para a requalificação das creches, jardins de infância e centros de atividades de tempos livres das santas casas da Misericórdia da Madalena e das Lajes do Pico”, adiantou Andreia Cardoso, que falava na cerimónia de atribuição de um apoio para a criação de uma nova resposta dirigida à infância na Casa do Povo de Bandeiras, no concelho da Madalena.

 

A Secretária Regional salientou que o Executivo açoriano estima investir cerca de um milhão de euros nestas respostas sociais, que permitirão “reforçar a capacidade para acolher cerca de 200 crianças”.

 

O contrato firmado esta manhã formaliza “a atribuição de um apoio financeiro de cerca de 39 mil euros para a adaptação de um espaço da Casa do Povo com vista à implementação de um centro de atividades de tempos livres para 20 crianças”, afirmou.

 

Andreia Cardoso relembrou as alterações legislativas introduzidas no final do ano passado, que “permitem alargar a abrangência, em termos de faixa etária, dos ATL, que passam que passam a poder acolher crianças desde os três anos até ao fim da escolaridade obrigatória”, medida que considerou “importante para as crianças, mas também uma resposta social importante para as famílias”.

 

“É uma resposta importante, que tem merecido também um investimento relevante por parte do Governo Regional, porque acreditamos que tem um papel lúdico importante para as crianças, mas tem também uma componente pedagógica e educativa que é essencial na promoção do sucesso escolar das crianças e dos jovens da nossa Região”, frisou.

 

O Governo dos Açores disponibiliza atualmente mais de 120 centros de atividades de tempos livres, com capacidade para apoiar mais de 5.000 crianças em toda a Região.

Pontos de Interesse