Select Page

Governo dos Açores investe 2 ME em São Miguel para reforçar abastecimento de água à agricultura em 2019

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje que estão previstos três tipos de intervenções de caráter estrutural para reforçar o abastecimento e o armazenamento de água na ilha de São Miguel, sendo que este ano o investimento previsto é de dois milhões de euros.

 

“Este plano da IROA é uma boa resposta às necessidades de abastecimento de água na ilha de São Miguel, que, no verão passado, teve necessidades acrescidas devido à situação de seca que se fez sentir”, frisou João Ponte, que falava à margem da apresentação de projetos de investimento da IROA, S.A. para abastecimento e armazenamento de água à agricultura em São Miguel.

 

O governante referiu que as intervenções de curto prazo são as que estão previstas decorrer este ano, contemplando obras como a primeira fase do sistema de abastecimento de água da Ribeira de Água d’Alto, a captação, adução e interligação do sistema de abastecimento do Bardo da Cruz ao sistema de abastecimento da bacia leiteira de Ponta Delgada, obra que teve hoje início, bem como a captação e adução da Ribeira do Salto da Inglesa e armazenamento no complexo das Contendas, entre outras.

 

João Ponte salientou também as intervenções programadas para 2020, ano em que haverá uma duplicação do investimento a realizar em São Miguel em matéria de abastecimento e armazenamento de água, por exemplo, com a captação dos excedentes hídricos da Lagoa das Sete Cidades, a construção de uma nova lagoa artificial na zona das Contendas, a segunda fase do sistema de abastecimento de água da Ribeira de Água d’Alto.

 

Por outro lado, estão a decorrer estudos sobre as necessidades hídricas nas ilhas de São Miguel, Santa Maria, Pico, São Jorge e Graciosa, desenvolvidos pela IROA, em colaboração com a Universidade dos Açores, com as organizações de produtores e municípios, para a definição de um plano de ação a 10 anos, com vista a dar resposta às solicitações em matéria de água para a agricultura no futuro.

 

“O plano da IROA dá resposta às solicitações em todas as ilhas, mas, em São Miguel, havia uma necessidade evidente devido ao défice de armazenamento de água, daí a opção política de realizar agora este conjunto de investimentos, que se prolongam para além de 2019”, afirmou o Secretário Regional.

 

Para João Ponte, esta resposta pública ao nível da melhoria do abastecimento de água em diversos Perímetros de Ordenamento Agrário de São Miguel visa tornar o setor agrícola mais competitivo e reduzir os custos de produção nas explorações.

 

Em 2019 o investimento global da IROA, S.A. totaliza 5,3 milhões de euros.

 

A ilha de São Miguel tem atualmente 70 mil metros cúbicos de capacidade de armazenamento de água, que a IROA estima aumentar, em 2020, para cerca de 100 mil metros cúbicos.

Pontos de Interesse

8.º Concurso Regional IdeiAçores já tem vencedores

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias, esteve presente hoje, em Ponta Delgada, na cerimónia de encerramento do 8.º Concurso Regional IdeiAçores, no âmbito do projeto “Educação Empreendedora: o Caminho do...