Select Page

Governo dos Açores investe três milhões de euros nos Centros de Saúde de São Jorge

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje que o investimento nos Centros de Saúde das Velas e da Calheta, em São Jorge, no valor de três milhões de euros, mudará por completo a face dos cuidados primários prestados à população da ilha.

 

Rui Luís falava na assinatura do contrato de empreitada da obra de intervenção do Centro de Saúde das Velas, cerimónia presidida pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.

 

Na sua intervenção, Rui Luís referiu que este investimento “irá garantir melhores condições de trabalho aos profissionais, e mais e melhores cuidados de saúde a todos aqueles que necessitam de recorrer a estes serviços”.

 

As alterações previstas para o Centro de Saúde das Velas incluem a reorganização e ampliação do espaço, com uma maior incidência no Serviço de Urgência, nos serviços de Internamento e Fisioterapia e no aumento do número de gabinetes médicos e de enfermagem.

 

O Secretário Regional salientou que os dois investimentos no setor da Saúde em São Jorge se enquadram na estratégia regional que concretiza uma forte aposta no investimento em estruturas físicas do Serviço Regional de Saúde.

 

“Além dos investimentos nas Velas e na Calheta, o Governo já avançou com a requalificação do Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores, com a segunda fase do Corpo C do Hospital da Horta, com a construção de raiz da Unidade de Saúde de Ilha do Faial e com a remodelação do Centro de Saúde das Lajes do Pico”, concretizou.

 

Rui Luís afirmou que o reforço em infraestruturas do Serviço Regional de Saúde nos últimos sete anos ascende a 56 milhões de euros, sendo que, ao longo deste mandato, serão investidos mais 15 milhões de euros.

 

“No âmbito desta estratégia, seguem-se as intervenções na área de ambulatório de Psiquiatria do Hospital de Ponta Delgada, cujo concurso público já foi aberto, assim como a ampliação dos Serviços de Urgência deste hospital, que se encontra em fase de projeto”, revelou.

 

A par da modernização de infraestruturas, Rui Luís fez uma alusão à melhoria dos cuidados de saúde, traduzidos num aumento de produtividade.

 

“A Unidade de Saúde de São Jorge é um bom exemplo desta evolução positiva que temos registado no Serviço Regional de Saúde, bastando referir que, entre 2013 e 2018, registou-se um aumento de mais de oito mil consultas”, frisou.

 

No contexto regional, lembrou que, num prazo de cinco anos, verificou-se um aumento de 33% de consultas prestadas, atingindo-se em 2018 um total de 800 mil consultas realizadas.

 

“Este acréscimo de produtividade não é obra do acaso, resultando de dois fatores determinantes: o empenhamento dos profissionais de saúde e a aposta do Governo dos Açores em reforçar, de forma significativa, os recursos humanos do Serviço Regional de Saúde”, sublinhou.

 

O Secretário Regional realçou, ainda, a melhoria dos cuidados prestados, por via do reforço de profissionais de saúde, adiantando que, nos últimos cinco anos, foram mais cerca de 400 novos profissionais que entraram no Serviço Regional de Saúde, elevando para cerca de 5.000 o total de recursos humanos integrados nas unidades de saúde da Região.

Pontos de Interesse