O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares apresentou hoje, na Praia da Vitória, o ‘Plano Formativo da Academia J’, centrado em três áreas.
“Este ano iniciamos um conjunto de formações em várias áreas, tendo este primeiro pacote três áreas de formação: a comunicação, a organização de eventos e o marketing digital”, afirmou Berto Messias.
O titular da pasta da Juventude, que falava perante algumas dezenas de jovens, salientou que este plano formativo foi desenvolvido pela Direção Regional da Juventude e conta com a parceria da Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira e do Teatro Micaelense.
Berto Messias frisou que o plano “entronca nos três eixos estratégicos de ação para as políticas de juventude da Região definidos no início da legislatura”, nomeadamente “o aumento da empregabilidade, da qualificação e da participação cívica dos jovens”.
“Este plano de formação é o início de um ciclo de formações que queremos que sejam uma mais-valia e um complemento à formação académica e profissional dos nossos jovens e que contribuam para o aumento da capacidade de empregabilidade, bem como apoiem pessoas que, já estando a trabalhar ou a gerir negócios, possam desta forma aumentar e melhorar as suas competências”, afirmou.
“Estas três áreas de formação compõem o primeiro ciclo formativo mas, no futuro, definiremos novas áreas com base nas ideias e contributos dos jovens, sendo por isso importante que, através das redes sociais e do sítio da Direção Regional da Juventude, os jovens nos digam quais as formações que pretendem que aconteçam no futuro”, acrescentou o Secretário Regional.
Para esse efeito, Berto Messias apelou aos jovens açorianos para que se informem, se inscrevam e façam chegar informação à DRJ sobre as áreas em que gostariam de ter formação, salientando que “estando reunido o número mínimo de pré-inscritos, serão abertas novas formações”.
Este primeiro ciclo de formações irá decorrer ao longo dos meses de maio e junho, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, e no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, tendo Berto Messias adiantado que o Governo dos Açores “pretende alargar este modelo a todas as ilhas”.
Os interessados podem obter mais informações, através do endereço eletrónico www.juventude.azores.gov.pt, do telefone 296 304 470 ou do email drj@azores.gov.pt.