Select Page

Governo dos Açores lança projeto-piloto para criação de clubes de robótica em seis escolas

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia destacou hoje, na Horta, a “importância” dos clubes escolares de programação e de robótica, considerando que se trata de “instrumentos auxiliares para um maior desenvolvimento de competências digitais, de conhecimento geral e de desempenho escolar”.

 

Bruno Pacheco salientou, por isso, que o Governo dos Açores pretende “incrementar dinâmicas” que contribuam para o “aumento da literacia digital” dos jovens em idade escolar.

 

O Diretor Regional falava na cerimónia de assinatura de um protocolo de colaboração entre a Direção Regional da Ciência e Tecnologia e a Escola Secundária Manuel de Arriaga, que inicia o projeto piloto para a criação e consolidação de clubes de robótica nas escolas dos Açores, uma medida anunciada, em novembro, pelo Secretário Regional da Ciência e Tecnologia, na apresentação do Plano e Orçamento para este ano.

 

Esta medida, com um investimento inicial de 30 mil euros que visa dotar as seis escolas selecionadas para a fase piloto com equipamentos adequados, integra o Plano para o Desenvolvimento da Cultura Científica do Governo dos Açores, que será apresentado durante o mês de março.

 

Bruno Pacheco frisou que o protocolo agora assinado, com duração de um ano, visa garantir o financiamento dos clubes de programação e robótica nas ‘escolas piloto’, bem como o desenvolvimento das respetivas atividades, no valor máximo de cinco mil euros, dependendo do número de alunos abrangidos.

 

“A médio prazo, esta medida será alargada a mais escolas da Região a uma cadência de 10 escolas por ano”, disse o Diretor Regional, sendo que, em setembro, será aberto um concurso no âmbito do PROSCIENTIA para financiar clubes de robótica em mais quatro escolas açorianas, o que perfaz o valor global de 50 mil euros durante 2018.

 

Os clubes de robótica, além da Escola Secundária Manuel de Arriaga, nesta primeira fase, serão implementados nas escolas básicas e secundária de Santa Maria e das Flores, na Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo, na Terceira, na Escola Secundária das Laranjeiras e na Escola de Novas Tecnologias dos Açores (ENTA), em São Miguel.

Pontos de Interesse