Select Page

Governo dos Açores prevê investir mais de 15 milhões de euros em respostas sociais dirigidas à infância e juventude

A Secretária Regional da Solidariedade Social adiantou hoje  que, “entre obras em curso e investimentos a iniciar”, o Governo dos Açores prevê investir mais de 15 milhões de euros em “equipamentos sociais dirigidos à infância e juventude”.

 

Andreia Cardoso, que falava na cerimónia de assinatura de um Contrato de Cooperação – Valor Investimento com o Centro Social e Paroquial de Nossa Sra. das Neves, em Ponta Delgada, para a remodelação do espaço onde funciona o Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), referiu que os investimentos resultam do empenho do Executivo açoriano em “desenvolver políticas amigas das famílias, que permitam uma melhor articulação entre os períodos de responsabilidades escolares das crianças e as responsabilidades profissionais dos pais”.

 

“Frutos dessa política são as mais de 300 respostas sociais com capacidade para quase 13.500 crianças e jovens da Região”, salientou, adiantando que estão atualmente nove obras em curso e está previsto o lançamento de mais dois procedimentos.

 

A Secretária Regional salientou, no entanto, que não se trata apenas de criar espaços físicos, mas de desenvolver conteúdos e promover o contacto entre gerações, “razão pela qual se tem assistido a uma aposta clara no desenvolvimento de estruturas de natureza intergeracional, como, aliás, reflete o acordo hoje assinado”.

 

“Temos, na Região, alguns exemplos de construção de espaços novos destinados a este fim”, relembrou, garantindo que o Governo dos Açores está consciente da importância que estes espaços têm “para o desenvolvimento das crianças, mas também para o envelhecimento ativo”.

 

Para Andreia Cardoso, “vivemos um tempo que requer uma grande prioridade no investimento imediatamente reprodutivo e gerador de emprego, assim como nas políticas económicas de inversão da evolução do desemprego, mas nenhum desses aspetos está, nem pode estar, à margem destes fatores, designadamente o esforço dedicado ao apoio às famílias, à formação das crianças e dos jovens e à assistência aos idosos”.

 

O contrato hoje firmado entre a Secretaria Regional da Solidariedade Social e o Centro Social e Paroquial de Nossa Sra. das Neves representa um apoio por parte do Governo dos Açores de cerca de 20 mil euros, que se destina a obras de conservação e reparação do edifício onde funcionam atualmente as respostas de CATL e Centro de Convívio.

Pontos de Interesse