A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo realiza hoje, na Ribeira Grande, uma ação de esclarecimento no âmbito da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, depois de iniciativas idênticas já terem decorrido em Ponta Delgada e na Lagoa.
Estas ações de esclarecimento a nível local, que serão realizadas em todos os concelhos dos Açores até 2019 estão a decorrer na ilha de São Miguel, seguindo-se a Terceira, a 25 e 26 de novembro, o Faial, a 27 e 28 de novembro, e o Pico, a 29 de novembro.
No mesmo sentido, estão também a ser realizados workshops de capacitação, decorrendo os próximos na ilha Terceira, a 27 de novembro, no Faial, a 28 de novembro, no Pico, a 29 de novembro, e em São Miguel, a 4 de dezembro, contando ambas as iniciativas com a parceria da Sustain Azores.
Nas sessões de esclarecimento são apresentadas as origens e as mais-valias da Cartilha, fazendo a ligação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com a explicação dos passos necessários para a sua subscrição.
Estas ações permitem ainda evidenciar as iniciativas das quais os subscritores podem beneficiar, através de um momento de diálogo e troca de informações com potenciais subscritores.
Por outro lado, os workshops de capacitação são dirigidos às entidades que tenham intenção firme de subscrever a Cartilha, e neles é aprofundado como cada entidade pode definir os seus compromissos no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
São espaços de capacitação marcados por trabalho individual e coletivo e uma forte interação, sendo que, no final destes workshops, as entidades ficarão habilitadas a definir os seus objetivos de adesão à Cartilha.
Para quem subscreve a Cartilha, está disponível um programa de consultoria de apoio, para além de fóruns regulares de reporte, onde há oportunidade de avaliar progressos e partilhar conhecimento com as outras entidades subscritoras.
A Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é uma iniciativa da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo que visa apoiar a adoção dos princípios do Desenvolvimento Sustentável de forma inclusiva e abrangente nos diversos setores da sociedade açoriana, com subscrições anuais de objetivos e a respetiva monitorização.
A Cartilha já conta com 59 entidades assinantes, que se propuseram alcançar três medidas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assumindo um compromisso público com uma gestão responsável, transparente e virada para o futuro.
Esta é mais uma medida que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver no âmbito do processo, em curso, de certificação do destino turístico como sustentável, através dos critérios da Global Sustainable Tourism Concil e chancela das Nações Unidas.