Select Page

Governo dos Açores quer cidadãos ativos e informados sobre as politicas comunitárias

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas reafirmou hoje, em Ponta Delgada, a importância de informar os cidadãos sobre as politicas comunitárias e regionais, envolvendo-os de forma ativa nessas políticas.

 

“Temos nos Açores uma preocupação legitima, é uma obrigação de qualquer político informar das suas politicas e fazer com que as pessoas, os cidadãos, possam participar na elaboração e possam estar envolvidas na definição das políticas”, afirmou Rui Bettencourt.

 

O Secretário Regional, que falava no Encontro-Diálogo com os cidadãos ‘A estratégia açoriana para a energia no Horizonte 2030’, promovido pelo Governo dos Açores em conjunto com o Governo da República e a Representação da Comissão Europeia em Portugal, sublinhou que esta preocupação regional tem levado a um certo número de ações de modo a envolver a sociedade açoriana, nomeadamente na preparação do quadro financeiro plurianual.

 

“Neste caso aqui, hoje, o que está em causa é o encontro com os cidadãos, mas este é um encontro entre a preocupação regional e a preocupação que tem a Comissão Europeia e o Governo da República em promover este diálogo com os cidadãos sobre as politicas estruturantes para a Comissão Europeia e para Portugal e os Açores”, frisou o titular da pasta das Relações Externas.

 

No que diz respeito à temática deste encontro, o Secretário Regional sublinhou a existência de vários desafios que se colocam nas políticas energéticas, como é o caso das questões climáticas e da qualidade de vida, mas, sobretudo, com “uma viragem na transição energética para as energias renováveis”, à qual a Comissão tem vindo a apelar e que os Açores também gostariam de “ter cada vez mais”.

 

Para Rui Bettencourt, esta é uma questão “muitíssimo importante”, que se coloca de forma particular em ilhas como os Açores, onde é preciso gerir vários sistemas energéticos que não estão ligados ao sistema energético nacional.

 

“Nos Açores, temos alguns exemplos que são muito bons e temos uma experiência muito interessante porque somos nove ilhas com nove sistemas de energia separados e que podem ser potenciados”, disse o Secretário Regional.

 

Rui Bettencourt adiantou ainda que, em fevereiro, será realizado um novo encontro com os cidadãos sobre a temática do Mar, trazendo assim a debate e sempre que possivel essas questões e políticas estruturantes.

Pontos de Interesse