Select Page

Governo dos Açores tudo tem feito para que o preço do leite continue a aumentar, afirma Diretor Regional da Agricultura

O Diretor Regional da Agricultura afirmou, na Lagoa, em São Miguel, que o Governo dos Açores está atento à realidade e tudo tem feito, no âmbito das suas competências, para que o preço do leite pago ao produtor nos Açores continue a aumentar.

 

“O Governo Regional está atento, está ao lado dos produtores, mas também é importante que as indústrias possam investir e inovar, porque o bem das empresas tem de ser o bem dos produtores”, frisou José Élio Ventura, que falava terça-feira à margem de uma visita à fábrica da PROLACTO – Lacticínios de S. Miguel, S.A., que está a comemorar o 50.º aniversário.

 

José Élio Ventura salientou que “o Governo não tem instrumentos para dizer quando e como devem ser feitas as subidas de preço do leite”, embora continue a apoiar os produtores, com vista à redução dos seus custos de produção, e as empresas, designadamente nos seus processos de transformação, inovação e valorização dos seus produtos juntos dos mercados e dos consumidores.

 

Até ao momento, apenas a BEL anunciou que vai pagar aos produtores açorianos mais um cêntimo por litro de leite entregue na fábrica durante os meses de novembro e dezembro.

 

“É preciso perceber que não estamos a falar de uma descida do preço do leite. Estamos a falar da subida que uma indústria está em condições de realizar, enquanto as outras não o farão para já, mas poderão fazê-lo mais à frente”, disse José Élio Ventura.

 

O Diretor Regional da Agricultura frisou que este ano os Açores têm seguido a tendência nacional de crescimento do preço do leite pago ao produtor, enquanto a média europeia estagnou.

 

O leite dos Açores é produzido no meio do oceano Atlântico, ao ar livre, com grande interação com a natureza, sendo por todos reconhecido pela sua grande qualidade.

 

José Élio Ventura considerou que a recente compra da fábrica da PROLACTO pela empresa internacional de investimento ‘Quantum Capital Partners’ demonstra bem que a aposta na transformação de leite tem futuro, tendo em conta que a população mundial está a aumentar e que o leite é incorporado em variados produtos “que muitas vezes as pessoas nem se dão conta”.

Pontos de Interesse

Açores participam na 88.ª Feira do Livro de Lisboa

Os Açores, através da Direção Regional da Cultura, na dependência da Secretaria Regional da Educação e Cultura, participam na 88.ª Feira do Livro de Lisboa, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, que decorre de 25 de maio a 13 de junho, no...