Select Page

Governo dos Açores vai lançar concurso de 13,9 milhões de euros para requalificar EBI de Rabo de Peixe

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares adiantou, em Santa Maria, que o Governo dos Açores vai “lançar um concurso público para requalificar a Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe, com um valor base de 13,9 milhões de euros”.

 

Berto Messias, que falava terça-feira na apresentação do Comunicado do Conselho de Governo realizado em Vila do Porto, afirmou que o Executivo pretende “materializar este importante investimento para a Vila de Rabo de Peixe, garantindo melhores condições de infraestruturas e equipamentos escolares para esta comunidade”.

 

No âmbito da promoção turística, o Governo Regional decidiu lançar dois concursos para a realização de “campanhas de promoção turística no exterior, em Espanha e no Reino Unido, com um valor global de cerca de 2,65 milhões de euros”.

 

“O Governo dos Açores avança com um investimento público na promoção da Região em mercados que constituem uma mais-valia significativa para o setor turístico regional, contribuindo para a consolidação do caminho de crescimento que esta área tem tido em todas as ilhas dos Açores”, frisou.

 

O Conselho de Governo decidiu também criar a medida “Exportar Açores”, para “apoiar as empresas em aquisições no domínio da exportação de produtos e serviços, criando condições de aumento da competitividade e da produtividade das empresas açorianas”, revelou Berto Messias.

 

Nos transportes marítimos, o Executivo irá celebrar um contrato programa de 1,1 milhões de euros com a Portos dos Açores para o desenvolvimento e valorização dos portos da Praia da Vitória e de São Roque do Pico.

 

“Este investimento visa assegurar um conjunto de serviços de consultadoria, estudos e projetos que servem de base para o desenvolvimento e melhoria destas infraestruturas portuárias”, afirmou Berto Messias, adiantando que, “no caso da Praia da Vitória, estão em causa procedimentos no âmbito da criação de um terminal de ‘transhipment’ e, no caso de São Roque do Pico, estão em causa trabalhos no âmbito da construção de um novo terminal”.

 

O Governo dos Açores aprovou ainda o programa “Inclui Mais”, que se destina ao “apoio à inclusão e aumento de competências laborais para pessoas com deficiência”, concretamente com “deficiência e incapacidade comprovada igual ou superior a 60%”, e promoverá “experiências profissionalizantes, que permitam a estes cidadãos entrar ou reentrar no mercado de trabalho”, salientou o Secretário Regional Adjunto.

 

“Os projetos deste âmbito destinam-se a Instituições Particulares de Solidariedade Social e empresas”, acrescentou Berto Messias.

Pontos de Interesse