Select Page

Governo dos Açores vai ultrapassar meta de 100 novas camas em lares de idosos até ao final do ano, anuncia Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou, nas Velas, que a meta estabelecida pelo Governo dos Açores para dotar a Região de 100 novas camas em lares de idosos nos anos de 2018 e 2019, será ultrapassada até ao final deste ano.

 

“Neste período de dois anos, e só na ilha de São Miguel, prevê-se a criação total de mais de 100 vagas, através de parcerias com seis Instituições Particulares de Solidariedade Social, num investimento de quase seis milhões de euros”, adiantou Andreia Cardoso.

 

“Um reforço substancial da capacidade dos nossos lares de idosos que abrange também instituições de ilhas como as Flores, o Corvo e o Pico”, acrescentou, salientando que o Governo Regional está, assim, “a cumprir com a prioridade definida no âmbito da política de apoio social implementada na Região”.

 

Andreia Cardoso falava terça-feira, no âmbito da visita estatutária do Executivo a São Jorge, na assinatura de um contrato de cooperação entre o Governo dos Açores e a Casa de Repouso João Inácio de Sousa, que visa reforçar o número de vagas disponível naquela instituição, passando das atuais 74 para 80, cerimónia que foi presidida pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.

 

“No global, estamos a falar de um investimento que ascende a quase 10 milhões de euros, através de parcerias com nove instituições de apoio social da Região, que vão permitir alcançar e superar a meta definida no Plano de Ação 2018-2019 para esta área”, acrescentou.

 

A Secretária Regional frisou que a disponibilidade de vagas para acolhimento dos idosos “não é a única frente de ação em que Governo está a apostar”, relembrando, a título de exemplo, a medida em curso para apurar as residências que necessitam de intervenção de modo a melhorar a acessibilidade de idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

 

“Falamos de pequenas obras que podem fazer uma significativa diferença na qualidade de vida de quem habita estas moradias, através de intervenções que estão a ser articuladas com os serviços locais da saúde, no sentido de ser feita uma sensibilização aos idosos para a adoção de comportamentos mais seguros”, afirmou Andreia Cardoso.

Pontos de Interesse