Select Page

Governo está a trabalhar para Santa Maria acolher novos vetores de desenvolvimento e progresso, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo anunciou hoje que o Executivo Açoriano está a trabalhar para garantir que Santa Maria acolha “um novo vetor de desenvolvimento” ligado ao lançamento de microssatélites, aproveitando a sua localização geográfica e as infraestruturas existentes na ilha.

 

“Está em curso, em articulação com o Governo da República, um trabalho de preparação do quadro regulamentar” que visa dar melhores condições aos investidores privados para que Santa Maria seja a localização adequada para instalar esta indústria, com a consequente criação de postos de trabalho diretos e indiretos, afirmou Vasco Cordeiro.

 

O Presidente do Governo falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra da reabilitação do Cinema do Aeroporto de Santa Maria, um investimento superior a quatro milhões de euros, enquadrado na requalificação do património histórico e que tem como uma das suas motivações o aproveitamento das “caraterísticas e da história” para lançar novas pontes de desenvolvimento e progresso para a ilha.

 

Neste sentido, apontou os desenvolvimentos recentes que indicam que, no futuro, a partir das valências que Santa Maria já apresenta, como é o caso do seu aeroporto, mas também de outras que foram criadas recentemente ao nível da área espacial, a ilha possa receber investimentos relacionados com este novo setor.

 

“Refiro-me, em concreto, àquilo que tem a ver com a indústria espacial e com o aproveitamento da localização geográfica e das infraestruturas de Santa Maria para o lançamento de microssatélites”, adiantou o Presidente do Governo.

 

Segundo disse, este processo está em avançado estado de concretização, com a intervenção da Agência Espacial Europeia, mas também de um conjunto de investidores privados, que dão a “expectativa, cada vez mais fundamentada, de se poder ter, a partir de Santa Maria, o lançamento de um novo vetor de desenvolvimento desta nova área de desenvolvimento e de afirmação dos Açores a nível nacional e internacional”.

 

Relativamente à reabilitação do Cinema do Aeroporto, Vasco Cordeiro adiantou que, a partir de uma infra-estrutura emblemática e carregada de história na relação de Santa Maria com o mundo, será construído um “novo espaço que pretende servir, também, como polo de abertura, utilizando a cultura e o contacto com as artes como uma oportunidade para fomentar esta abertura”.

 

“Naquilo que tem a ver com a intenção de investimento que o Governo dos Açores aqui concretiza, e que não se limita apenas à área da cultura, este investimento pretende capacitar a ilha e a Região para aproveitar oportunidades que nos surgem, do ponto de vista de desenvolvimento e progresso”, sublinhou o Presidente do Governo.

 

Além disso, esta obra é uma forma muito clara e muito concreta de sinalizar a aposta na coesão regional, que se faz, “mais do que com palavras, com a criação de condições para que, em qualquer uma das nossas ilhas e das nossas comunidades, existam condições para as servir”, salientou Vasco Cordeiro.

 

A recuperação do Cinema do Aeroporto prevê que o novo espaço tenha capacidade para receber espetáculos de teatro, de música, de dança e de cinema, mas também que fique dotado de salas polivalentes adaptadas para acolher exposições e outros eventos do género.

Pontos de Interesse