Select Page

Governo Regional quer melhorar a comunicação

A primeira reunião do XIII Governo Regional durou cerca de duas horas e serviu para abordar a orgânica das secretarias regionais, recursos humanos, instalações e comunicação, bem como os assuntos pendentes que transitam do Executivo anterior.
Pedro Calado foi o porta-voz e destacou a importância de “começar já a trabalhar” com um “Governo a funcionar em bloco, unido, com a liderança do presidente” para “passar uma imagem de confiança a toda a população”.

As orgânicas das várias secretarias deverão estar concluídas nas duas próximas semanas. Amanhã, o vice-presidente vai reunir-se com os secretários-regionais para discutir questões técnicas das nomeações e competências.

Pedro Calado fez questão de lembrar que, com a entrada em funções do novo Governo Regional, todas as nomeações de directores regionais e outros cargos terminam, sendo necessário proceder a novas nomeações.

O vice-presidente garante que não haverá grandes alterações no número de cargos, sendo que a maioria dos titulares vão transitar das equipas anteriores. O aumento de nomeações deverá acontecer, sobretudo, com as duas novas secretarias, Economia e Mar e mesmo nestes casos há muitos quadros que transitam de secretarias do anterior governo.

Entre as novidades na orgânica deverá estar a criação da Direcção Regional da Emigração e Cooperação Externa, para a qual é apontado Rui Abreu e da Direcção Regional da Juventude.

O novo Governo pretende melhorar a comunicação. “Todos aprendemos com o passado”, reconhece Pedro Calado que adianta que o objectivo é, mantendo as estruturas de cada secretaria, garantir maior coordenação na comunicação.

O governo vai manter a metodologia de trabalho, com uma reunião preparatório, á segunda-feira e uma reunião semanal, à quinta-feira.

Nesta primeira reunião foram abordados alguns assuntos pendentes, nomeadamente o diálogo com a República, sobre o financiamento do Novo Hospital, juros da dívida e mobilidade. Também foram referidas situações que “não pararam porque houve eleições”, como as obras em cursos e o ano lectivo.

Pontos de Interesse

Largo das Palmeiras cheio para as vindimas

Decorre até amanhã no Largo das Palmeiras, mais uma edição das Festa das Vindimas do Porto Santo, numa realização da edilidade local. Para o presidente da autarquia Idalino Vasconcelos “esta festa vem na sequência do Porto Santo ser uma ilha que já teve uma grande...