Marco Martins, Presidente do Município de Gondomar, deu as boas vindas à comitiva dos Negócios Estrangeiros, junto à histórica Casa Branca de Gramido, local onde está instalada a Loja Interativa de Turismo de Gondomar.
Depois de uma breve apresentação e resenha histórica do edifício, seguiu-se uma visita à exposição permanente sobre a produção da filigrana, antecedida por uma exibição de produção ao vivo, a cargo do artesão António Cardoso e esposa, e as apresentações do projeto de internacionalização da Rota da Filigrana, da criação da marca e certificação “Filigrana de Portugal”, fruto da parceria entre os municípios de Gondomar e Povoa do Lanhoso, e da preparação em curso da candidatura a Património da Humanidade.
Valorizar e proteger a filigrana, bem como criar valor acrescentado, mesmo na formação dos preços, são, para Marco Martins, os próximos passos nestes dois projetos.
Esta visita insere-se na missão do GAID, nomeadamente no apoio à internacionalização de micro e pequenos projetos de base local e regional, incluindo a promoção de produtos endógenos e artes e ofícios tradicionais portugueses, tendo como retorno a atração do turismo às suas regiões de origem.