Select Page

Grupo Skillmind participa na conferência IST Distinguished Lecture

O ciclo de conferências IST Distinguished Lecture, levadas a cabo pelo Instituto Superior Técnico, sediado em Lisboa, recebeu, no passado dia 7 de Julho, Donald Norman, fundador e diretor do Design Lab at University of California.

O departamento de Design do Grupo Skillmind, representado na conferência pela colaboradora Ana Faria, pôde receber novos inputs para continuar a dar seguimento à atribuição de um lugar de destaque ao Design de Interação no desenvolvimento dos produtos.
Donald Norman, visionário da disciplina do Design, cientista cognitivo e design thinker, falou sobre uma era cada vez mais tecnológica, mas onde o design também impera, tendo como real inspiração as pessoas.
A conferência girou em torno dos verdadeiros problemas do mundo e a forma como o Design, ao centrar-se no ser humano, percebe a utilidade que as pessoas dão aos produtos. Donald Norman afirma que “a dificuldade não é desenhar a solução, é aplicar”. Perceber pessoas reais, as suas necessidades e desenhar sistemas que colmatem essas necessidades de uma forma tangível e agradável é o que orienta o trabalho de Don Norman, transmitindo estes princípios em todas as palestras ou conferências que lava a cabo. Na sua ótica, o erro médico é a segunda maior causa de morte na área da saúde, sendo que este erro é causado maioritariamente por um Design pobre dos dispositivos, instrumentos e procedimentos. Os carros autónomos prometem salvar vidas, mas como é que os peões interagem quando os carros não têm condutores? Estas foram duas grandes áreas a que Donald Norman recorreu para ilustrar a importância da observação, análise aprofundada, protótipos, testes e iteração contínua no desenvolvimento de novos produtos. Não desvirtuando nunca o conceito estético, defende que deve existir um foco maior na utilidade.

Ana Faria considera que “ouvir Donald Norman foi verdadeiramente inspirador, não só pelos seus largos anos de experiência na área do Design, como também pela sua genuína preocupação com as pessoas, observando-se uma humanização do processo. Como diz Donald Norman, não há uma solução, mas podemos fazer as coisas melhor.”

 

Pontos de Interesse