Select Page

Gui Menezes valoriza papel das associações na dinamização social e económica das comunidades piscatórias

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia elogiou, em São Mateus, na ilha Terceira, o trabalho da AMPA – Associação Marítima de Pesca e Aquicultura “na componente social, mas também de dinamização económica” desta comunidade piscatória.

 

Gui Menezes destacou, neste sentido, o Centro de Apoio à Aprendizagem de Filhos de Pescadores, uma iniciativa que contou com a parceria do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Pescas, e que pretende contribuir para o sucesso escolar naquela comunidade piscatória terceirense.

 

O Secretário Regional, que falava segunda-feira à margem de um encontro com a representante da AMPA, referiu que três dezenas de crianças do 1.º Ciclo beneficiaram daquele espaço, criado em abril de 2017, e conseguiram “obter sucesso na escola no passado ano letivo.

 

“Creio que este é um projeto importante para o desenvolvimento social desta comunidade piscatória”, declarou.

 

Gui Menezes salientou ainda o “papel pioneiro” desta associação na atividade de Pesca Turismo nos Açores, através de parcerias com pescadores locais e empresários de restauração de São Mateus.

 

Através do projeto, os turistas acompanham uma embarcação de pesca comercial durante um dia e trazem algum peixe para terra, que pode ser consumido num restaurante local.

 

Criada em 2007, a AMPA começou por ser uma associação de género, denominada Associação das Mulheres dos Pescadores e Armadores da Ilha Terceira, tendo no início deste ano alterado alguns dos seus estatutos, por forma a expandir a sua atividade junto da comunidade pesqueira, passando a denominar-se Associação Marítima de Pesca e Aquicultura da Ilha Terceira.

Pontos de Interesse