Select Page

Há novas intervenções a descobrir no mapa de arte urbana da cidade

O mapa de arte urbana do Porto voltou a crescer, com várias intervenções em espaços públicos inauguradas no sábado. Entre a zona histórica e o quarteirão comercial do Bolhão, há um gato à espreita, um mural que dá “Continuidade”à paisagem urbana e mais um conjunto de trabalhos artísticos em caixas de distribuição de energia que homenageiam o cidadão anónimo, a cidade de todos.

Na “rua mais pequena do Porto”, a Rua de Afonso Martins Alho (transversal às Flores), pode apreciar-se o enorme gato criado pelo artista galego LIQEN. Intitulado “Perspéntico”, representa o Porto como cidade em movimento, simbolicamente retratado como um “gato-cidade”.

Esta obra serviu de inspiração, no sábado, a oficinas de origami no Hard Club, no Mercado Ferreira Borges. Os trabalhos foram expostos no exterior do emblemático edifício, onde está precisamente o segundo mural inaugurado: pela mão do artista portuense MOTS, surgiu “Continuidade”.

A obra pretende reforçar a presença deste belo exemplo da arquitetura de ferro no Porto, através da fusão provocada entre o edifício e as fachadas inerentes. O objetivo é ampliar visualmente a sua área de presença, sem alterar a paisagem urbana.

Já no quarteirão comercial do Bolhão, foram reveladas as intervenções realizadas em 43 caixas de distribuição de energia elétrica. Distribuídas entre a Praça da Batalha e as ruas de 31 de Janeiro, Sá da Bandeira, Santa Catarina, Bolhão e Guedes de Azevedo, foram realizadas pelo artista KiNO (interveio em 25 caixas) e pelo coletivo Arte Sem Dono (18 caixas).

Evidenciar os cidadãos anónimos, na sua paixão e entrega às profissões, e reforçar o sentido de identidade das gentes com o seu território – através de mapas históricos com indicações de coordenadas GPS e da altitude média que fazem a ponte para a modernidade – são os propósitos destas intervenções que “obrigam” a redescobrir as caixas de eletricidade.

Pontos de Interesse

Flea Market estreia sábado na Praça da República

Depois de este ano já ter passado pelo parque de estacionamento do Campo Alegre, pelo Silo Auto e pela Praça Velasquez, o mercado da “Pulga” salta agora para um novo espaço, realizando a sua edição de abril na Praça da República. Durante a tarde do próximo...