Select Page

Here comes the first Citizenship House

A primeira Casa da Cidadania nasce em Lisboa através de um protocolo assinado pelo vereador dos Direitos Sociais, João Afonso e pelo presidente da Junta de freguesia de São Domingos de Benfica, José António Cardoso Alves, que tem como objetivo, como o próprio nome indica, criar um espaço agregador que fomente cidadania. A cerimónia decorreu no dia 16 de novembro, no Palácio da Alfarrobeira, sede da junta de freguesia. 
“As Casas da Cidadania são espaços onde as pessoas e as organizações se cruzam, abertos a todos os que queiram utilizá-los para promoverem as suas atividades”, afirmou João Afonso na cerimónia, que inaugurou o Salão Nobre da nova sede da Junta de Freguesia.
Através deste protocolo a autarquia disponibiliza uma verba no montante de 200 mil euros para obras de recuperação de um prédio, cedido pela Direção Geral do Tesouro e Finanças e inserido no conjunto designado por Bairro Grandela, um bairro classificado,no número 417-A da Estrada de Benfica, antiga Escola Primária, que será a primeira das “Casas da Cidadania” que irão surgir em Lisboa.
Tal como a Casa dos Direitos Sociais, já em funcionamento no Bairro da Flamenga,  as Casas da Cidadania são espaços de proximidade que têm como objetivo primordial a instituição de espaços comunitários de trabalho, para servir organizações sediadas que promovam a vida social e comunitária da cidade e os processos de interação entre os vários setores da população. São espaços acessíveis e abertos a todas as pessoas que queiram utilizá-los. 

Pontos de Interesse

The largest municipal library in Lisboa is now open

A biblioteca encheu-se de moradores que não quiseram faltar à abertura de um equipamento há muito aguardado no bairro.  A placa, que assinalou o momento das inauguração, foi descerrada por Fernando Medina, pelo Ministro da Educação, pela vereadora Catarina Vaz Pinto,...