Select Page

HOSPITAL DE SANTA LUZIA VAI TER CLÍNICA DE ALTA RESOLUÇÃO

O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, esteve hoje, quarta-feira 18 de maio, em visita ao Alentejo, onde visitou o Hospital de Santa Luzia de Elvas para conhecer o projeto de Intervenção no Hospital de Santa Luzia de Elvas – Clínica de Alta Resolução.

Vasco Carvalho, diretor de Departamento da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), fez a apresentação do projeto aos presentes na sala. Onde explicou as principais alterações: “das quatro camas existentes passam a nove; apenas possuímos um cadeirão, passamos a contar com seis; passamos a ter duas salas de exames, em vez de uma; e ainda um aumento de área”.

Os objetivos deste projeto são os seguintes: aumento da capacidade instaladas para a prestação de cuidados cirúrgicos de ambulatório, introdução de novas especialidades e técnicas, aumento do volume de produção de meios complementares de diagnósticos e terapêuticas, melhoria das condições hoteleiras para os utentes, requalificação do bloco operatório, melhoria da condições de acondicionamento de equipamentos higiénicos, redefinição dos circuitos internos e por ultimo remodelação da área de recobro.

Este projeto resulta da união de nove municípios com o “Coração Delta”. Este protocolo de reestruturação do ambulatório do hospital de Elvas em Clinica de Alta Resolução foi assinado a 8 de maio de 2015. No ato, estiveram presentes o ex-ministro da Saúde, Paulo Macedo, e dos autarcas de Elvas, Arronches, Monforte, Campo Maior, Sousel, Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa, a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA), a ULSNA e o “Coração Delta”.

O vogal do Conselho Diretivo da ARSA, Adriano Natário, na sua intervenção, explicou que esta iniciativa “resulta em 30 mil consultas anuais e em 5500 exames no mínimo e que se deve apostar no caminho da endoscopia, pneumologia e urologia”. E acrescentou que “é um desafio muito centrado no ambulatório e deve aproveitar a acessibilidade, dar facilidade aos utentes para irem às consultas e facilidade para chegar aos exames finais”.

Após a apresentação do projeto, o secretário de Estado da Saúde proferiu as seguintes palavras: “fico com a ideia que, aqui no Alentejo, se fazem coisas relevantes, primeiro pela ideia da alta resolução, para criar condições para que, no mesmo dia, se consiga resolver o problema e por se terem juntado vários municípios juntamente com o Coração Delta neste projeto”.

Para a presidente do Conselho de Administração da ULSNA, Dorinda Calha, “este projeto é fundamental, pois as consultas externas passam a ter lugar só num piso em vez de dois, pois o espaço permite fazer um avançado. As Urgências têm atualmente instalações precárias; aqui também vamos fazer um avançado, com área de pediatria e consulta gerais”.

No encerramento da cerimónia, Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, agradeceu ao secretário de Estado a vinda ao Alentejo e dirigiu-lhe um pedido: “agradeça ao Ministro da Saúde, em nome da população desta zona, o facto de poderem escolher o local de tratamento. Este é um projeto muito acarinhado por todos os autarcas envolvidos”.

Pontos de Interesse

Museu Militar de Elvas com iniciativa sobre Arte Azulejar

O Museu Militar de Elvas, no âmbito dos Percursos Culturais, vai dar a conhecer o acervo azulejar existente nas Unidades militares, sob o mote “Arte Azulejar e o Exército”, no auditório deste museu, na segunda-feira, 8 de maio, pelas 18 horas. O Exército...