Select Page

HOSPITAL DE SANTA LUZIA VAI TER CLÍNICA DE ALTA RESOLUÇÃO

O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, esteve hoje, quarta-feira 18 de maio, em visita ao Alentejo, onde visitou o Hospital de Santa Luzia de Elvas para conhecer o projeto de Intervenção no Hospital de Santa Luzia de Elvas – Clínica de Alta Resolução.

Vasco Carvalho, diretor de Departamento da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), fez a apresentação do projeto aos presentes na sala. Onde explicou as principais alterações: “das quatro camas existentes passam a nove; apenas possuímos um cadeirão, passamos a contar com seis; passamos a ter duas salas de exames, em vez de uma; e ainda um aumento de área”.

Os objetivos deste projeto são os seguintes: aumento da capacidade instaladas para a prestação de cuidados cirúrgicos de ambulatório, introdução de novas especialidades e técnicas, aumento do volume de produção de meios complementares de diagnósticos e terapêuticas, melhoria das condições hoteleiras para os utentes, requalificação do bloco operatório, melhoria da condições de acondicionamento de equipamentos higiénicos, redefinição dos circuitos internos e por ultimo remodelação da área de recobro.

Este projeto resulta da união de nove municípios com o “Coração Delta”. Este protocolo de reestruturação do ambulatório do hospital de Elvas em Clinica de Alta Resolução foi assinado a 8 de maio de 2015. No ato, estiveram presentes o ex-ministro da Saúde, Paulo Macedo, e dos autarcas de Elvas, Arronches, Monforte, Campo Maior, Sousel, Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa, a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA), a ULSNA e o “Coração Delta”.

O vogal do Conselho Diretivo da ARSA, Adriano Natário, na sua intervenção, explicou que esta iniciativa “resulta em 30 mil consultas anuais e em 5500 exames no mínimo e que se deve apostar no caminho da endoscopia, pneumologia e urologia”. E acrescentou que “é um desafio muito centrado no ambulatório e deve aproveitar a acessibilidade, dar facilidade aos utentes para irem às consultas e facilidade para chegar aos exames finais”.

Após a apresentação do projeto, o secretário de Estado da Saúde proferiu as seguintes palavras: “fico com a ideia que, aqui no Alentejo, se fazem coisas relevantes, primeiro pela ideia da alta resolução, para criar condições para que, no mesmo dia, se consiga resolver o problema e por se terem juntado vários municípios juntamente com o Coração Delta neste projeto”.

Para a presidente do Conselho de Administração da ULSNA, Dorinda Calha, “este projeto é fundamental, pois as consultas externas passam a ter lugar só num piso em vez de dois, pois o espaço permite fazer um avançado. As Urgências têm atualmente instalações precárias; aqui também vamos fazer um avançado, com área de pediatria e consulta gerais”.

No encerramento da cerimónia, Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, agradeceu ao secretário de Estado a vinda ao Alentejo e dirigiu-lhe um pedido: “agradeça ao Ministro da Saúde, em nome da população desta zona, o facto de poderem escolher o local de tratamento. Este é um projeto muito acarinhado por todos os autarcas envolvidos”.

Pontos de Interesse

Mais de 200 pessoas participaram na caminhada da CPCJ

Mais de duas centenas de pessoas marcaram presença, na manhã deste domingo 29, na quarta Caminhada da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Elvas, no âmbito da comemoração do mês da prevenção dos maus tratos na infância.De todas as idades, os participantes...

Ginásio Sénior promove caminhada noturna por Elvas

O Ginásio Sénior da Universidade Sénior de Elvas está a organizar uma caminhada noturna, para toda a população, a ter lugar no dia 27 de julho, sexta-feira, pelas 21.30 horas.Os participantes devem trazer roupa e calçado adequado para o efeito, bem como lanterna e...