A cidade de Elvas associa-se este ano ao movimento internacional “Global Illumination”, promovido, em Portugal pela Associação Pais Prematuros, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Elvas.
Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar para a realidade da prematuridade, sendo que para isso vai ser iluminado, de cor púrpura, a Igreja de Nossa Senhora da Nazaré, localizada na zona do Viaduto, nesta quinta-feira, dia 17, como forma de homenagear os pequenos grandes Heróis.
Os edifícios e monumentos por todo o mundo vão iluminar-se desta cor e para lembrar que nascem, anualmente, cerca de 15 milhões de bebés prematuros em todo o mundo, e, em Portugal, são cerca de oito por cento os bebés que nascem antes do tempo.
De acordo com a Sociedade Portuguesa de Pediatria, os bebés que nascem antes das 28 semanas de gravidez têm uma sobrevivência de 70%, considerando-se prematuro um bebé que nasça antes das 37 semanas de gestação.
Neste mês dedicado à prematuridade, a Associação Pais Prematuros desenvolve iniciativas em todo o país com o intuito de se lembrar o prematuro e de se pensar em estratégias para diminuir a taxa de prematuridade.