A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou que a Reserva Natural do Morro Alto e Pico da Sé constitui um “excelente exemplo do valioso património natural” da ilha das Flores.
Marta Guerreiro, que falava no final de uma visita a esta reserva natural, salientou que se encontra nas zonas altas e húmidas do planalto central “a maior turfeira da Região”, que é “vital para o equilíbrio hídrico e para a alimentação das caraterísticas ribeiras e cascatas que marcam a paisagem da ilha”.
As turfeiras altas ativas e as turfeiras arborizadas são habitats prioritários da Diretiva Habitats, estando estas últimas associadas à floresta de cedro-do-mato.
A titular da pasta do Ambiente manifestou a expectativa de que, ainda no mês de outubro, a Comissão Europeia aprove a versão final do projeto integrado LIFE Azores Natura, que prevê um investimento global superior a 19 milhões de euros na preservação de habitats e espécies protegidas nos sítios da Rede Natura 2000 dos Açores, a iniciar em janeiro de 2019.
Marta Guerreiro frisou que o LIFE Azores Natura constitui o maior projeto de conservação da natureza alguma vez concebido nos Açores, tendo ainda destacado o facto de, no âmbito do projeto, estar prevista a contratação de três operacionais a tempo inteiro para a ilha das Flores.