Iluminação convencional vai ser integralmente convertida para tecnologia LED
Aljustrel
Aljustrel vai ser o primeiro município a sul do país a concretizar um Plano Integral de Reconversão de Iluminação Pública para LED.
A cerimónia da assinatura do contrato referente a esse Plano Integral realiza-se no próximo dia 27 de outubro, pelas 15h00, nas Oficinas de Formação e Animação Cultural, e contará com a presença do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.
Recorde-se que, há cerca de dois anos, o município lançou um projeto-piloto de substituição de luminárias de iluminação pública com tecnologia convencional por luminárias com tecnologia LED, em diversos pontos da vila. O plano integrado, que agora vai ser alargado a todo o concelho, terá uma locação financeira a oito anos, com risco “zero” em termos de investimento, o que significa que os custos de operacionalização serão compensados pela redução da fatura mensal de energia elétrica, permitindo não só uma poupança real, como um futuro retorno do investimento.
Esta intervenção irá melhorar a qualidade de iluminação pública e de serviço; elevar os níveis de eficiência; reduzir o consumo de energia sem necessidade de investimento inicial; melhorar a qualidade de serviço e, ainda, minimizar o impacto ambiental, reduzindo as emissões de CO2, em cerca de 71%.
A reconversão de iluminação pública para LED, que abrangerá um parque edificado de 3423 luminárias e uma população de 9240 habitantes, terá um investimento total de 665.806 euros e uma poupança total na ordem dos 656.441 euros, o que representa uma poupança média anual de 65 %.
Programa
15h00 – Apresentação técnica do projeto
15h30 – Assinatura do contrato
15h45 – Intervenção do presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Nelson Brito
16h00 – Intervenção do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches