Select Page

Inaugurado o Moinho do Rio

O Moinho do Rio, Centro de Interpretação Ambiental do rio Tinto, no Trilho Ecológico da Lipor, foi hoje inaugurado, a par com uma escultura do artista Bordalo II que, na parede exterior do moinho agora restaurado, simboliza o processo de renaturalização e recuperação que está a ser levado a cabo no rio Tinto.

Marco Martins, Presidente do Município de Gondomar, recordou os tempos em que estudava e no rio Tinto ainda se pescava. Hoje damos mais um passo para que os peixes regressem, salientou o autarca, perante dezenas de crianças que assistiram à cerimónia.

Também José Manuel Ribeiro, Presidente do Município de Valongo, e Aires Pereira, Presidente da Lipor, destacaram a importância da defesa do ambiente e da despoluição e limpeza do leito do rio.

Esta obra é o culminar de um importante trabalho que a Lipor tem vindo a desenvolver, especialmente no troço com cerca de 500 metros que acompanha o Trilho Ecológico. A recuperação de um antigo moinho, nas margens do rio Tinto, onde está agora instalado um Centro de Interpretação Ambiental, é um importante suporte para a sensibilização da comunidade em defesa deste ecossistema fluvial.

Pontos de Interesse

Espólio de Eugénio de Andrade fica em Gondomar

Parte do espólio do poeta Eugénio de Andrade vai ficar em Gondomar, disponibilizando a Autarquia um espaço na Biblioteca Municipal – o “Espaço Eugénio de Andrade” – para exposição de todo o espólio doado por Dario Gonçalves, fotógrafo gondomarense e amigo de décadas...