Select Page

Inovação, conhecimento e investigação são fundamentais para o sucesso da produção agrícola regional, afirma Diretor Regional da Agricultura

O Diretor Regional da Agricultura destacou hoje, em São Miguel, o papel da inovação, da ciência, do conhecimento e da investigação como aspetos fundamentais para o sucesso e para a afirmação da produção agrícola nos Açores.

 

“As políticas de investigação e de inovação são fundamentais aos setores de produção e alimentar, pelo que o papel da Universidade dos Açores e de toda a investigação feita na Região é determinante para o sucesso e afirmação da produção agrícola”, afirmou José Élio Ventura.

 

O Diretor Regional falava na abertura da conferência ‘Iodo e Selénio no Leite: ambiente e saúde’, organizada pela Unileite e pela Universidade dos Açores, que reuniu investigadores e agentes do setor agrícola para debater a importância do iodo no leite, a relevância para a saúde dos consumidores e estratégias comerciais.

 

Na sua intervenção, José Élio Ventura referiu que todo o trabalho de investigação assenta na excelência do leite dos Açores, que deve ser motivo de orgulho e do qual deve ser tirado o máximo partido, “acrescentando-lhe valor em cada gota, em cada fábrica e em todas as oportunidades”.

 

“Trabalhando em conjunto – os produtores, a transformação e a ciência – podemos fazer verdadeiros progressos e conquistar o mercado valorizando o que é nosso”, frisou o Diretor Regional.

 

José Élio Ventura salientou que os desafios futuros poderão ser mais facilmente enfrentados se houver um “reforço do conhecimento e do saber dos agentes próprios”, adiantando que o Governo dos Açores já aprovou um apoio de 1,2 milhões de euros relativos a 12 bolsas de doutoramento e pós-doutoramento na área da Agricultura.

 

O recurso à ciência, às novas tecnologias e ao conhecimento, sustentou José Élio Ventura, “muito podem ajudar a aumentar os níveis de eficiência, eficácia e competitividade da fileira do leite e assim aumentar a rentabilidade da atividade e o rendimento dos agricultores”.

Pontos de Interesse