Select Page

Inovação é estruturante num projeto económico e social de progresso em territórios europeus insulares, afirma Rui Bettencourt

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas considerou hoje, na Lagoa, em S. Miguel, que a inovação é “a condição estruturante de um projeto económico e social de progresso” em territórios insulares e numa região autónoma e arquipelágica como os Açores.

Para Rui Bettencourt, que falava na 4ª reunião internacional de parceiros do projeto ‘Interreg Europa – Ilhas de Inovação’, o desenvolvimento económico e o progresso social “não dependerá tanto de flutuações e de economias definidas por outros e vocacionadas para outros”, mas “deve ser o resultado da ação de atores locais, da utilização de produtos locais e da potenciação dos condicionalismos e das oportunidades de cada região”, relembrando as Teorias de Crescimento Endógeno, de Paul Romer, recentemente distinguido como o Prémio Nobel da Economia.

“Se coloco aqui a questão da inovação nestes termos é porque temos aqui aquilo que se coloca hoje de novo à Europa e às nossa ilhas: o progresso económico e social assente na inovação que decorre da cooperação universal e do conhecimento é de extrema importância, é pertinente e é de atualidade” afirmou o titular da pasta das Relações Externas.

Na sua intervenção, salientou que esta cooperação e a troca de conhecimentos “que permite inovar com os nossos produtos e condicionalismos e com consequências para o progresso e a qualidade de vida das pessoas”, se encontram ao mesmo tempo “na base do projeto europeu e no desejo de cada uma das nossas regiões em serem cada vez mais autossustentáveis”.

“A inovação é uma determinante estruturante quer da União Europeia, quer do desenvolvimento de cada uma das nossas regiões” sublinhou o Secretário Regional.

Rui Bettencourt recordou os períodos da História da Humanidade em que houve mais inovações em termos tecnológicos e organizacionais, mais precisamente na ‘Belle Epoque’, que decorreu entre o final do século XIX e o início do século XX, realçando que para este “período áureo da inovação, nunca igualado” contribuíram a cooperação universal e o conhecimento, condicionantes estas que também “cruzam o projeto europeu”.

O governante disse ainda que a inovação “não se pode limitar a encontrar, por acaso, novas ideias” e que também “não se pode limitar à inovação tecnológica”, defendendo a inovação em todas as direções, como seja na tecnologia, na organização, no marketing, em novos produtos, em novos métodos de trabalho, em novos clientes e consumidores ou em novos hábitos de consumo.

Pontos de Interesse

FAI Spring Days, March 24-25 in Buttigliera Alta

On Saturday, March 24 and Sunday, March 25, 26th edition of the FAI Spring Days in Buttigliera Alta at the Precettoria di Sant'Antonio di Ranverso.On Saturday, March 24 at 04:30 pm at the council hall in Buttigliera Alta conference...