Select Page

Inovação é estruturante num projeto económico e social de progresso em territórios europeus insulares, afirma Rui Bettencourt

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas considerou hoje, na Lagoa, em S. Miguel, que a inovação é “a condição estruturante de um projeto económico e social de progresso” em territórios insulares e numa região autónoma e arquipelágica como os Açores.

Para Rui Bettencourt, que falava na 4ª reunião internacional de parceiros do projeto ‘Interreg Europa – Ilhas de Inovação’, o desenvolvimento económico e o progresso social “não dependerá tanto de flutuações e de economias definidas por outros e vocacionadas para outros”, mas “deve ser o resultado da ação de atores locais, da utilização de produtos locais e da potenciação dos condicionalismos e das oportunidades de cada região”, relembrando as Teorias de Crescimento Endógeno, de Paul Romer, recentemente distinguido como o Prémio Nobel da Economia.

“Se coloco aqui a questão da inovação nestes termos é porque temos aqui aquilo que se coloca hoje de novo à Europa e às nossa ilhas: o progresso económico e social assente na inovação que decorre da cooperação universal e do conhecimento é de extrema importância, é pertinente e é de atualidade” afirmou o titular da pasta das Relações Externas.

Na sua intervenção, salientou que esta cooperação e a troca de conhecimentos “que permite inovar com os nossos produtos e condicionalismos e com consequências para o progresso e a qualidade de vida das pessoas”, se encontram ao mesmo tempo “na base do projeto europeu e no desejo de cada uma das nossas regiões em serem cada vez mais autossustentáveis”.

“A inovação é uma determinante estruturante quer da União Europeia, quer do desenvolvimento de cada uma das nossas regiões” sublinhou o Secretário Regional.

Rui Bettencourt recordou os períodos da História da Humanidade em que houve mais inovações em termos tecnológicos e organizacionais, mais precisamente na ‘Belle Epoque’, que decorreu entre o final do século XIX e o início do século XX, realçando que para este “período áureo da inovação, nunca igualado” contribuíram a cooperação universal e o conhecimento, condicionantes estas que também “cruzam o projeto europeu”.

O governante disse ainda que a inovação “não se pode limitar a encontrar, por acaso, novas ideias” e que também “não se pode limitar à inovação tecnológica”, defendendo a inovação em todas as direções, como seja na tecnologia, na organização, no marketing, em novos produtos, em novos métodos de trabalho, em novos clientes e consumidores ou em novos hábitos de consumo.

Pontos de Interesse

Eurolys meeting, June, 30 – July, 2

International “Eurolys” meeting, from June, 30 to July, 2 for youngs from 16 to 25 years old and for children from 6 to 12 years old. It's an international meeting with young people from all over Europe.  The campsite lasts three days (Friday,...

Francigena Valdisusa Marathon: registrations closed!

With the synergistic promotion and diffusion between Iride asd and “Valle di Susa. Tesori di Arte e Cultura Alpina” a fantastic result has been achieved! On Sunday, February 4 registrations to Francigena Valdisusa Marathon have been closed because the...