Select Page

Integração do arquivo dos Arquitetos Pedro Viana Botelho e Rosário Beija no Forte de Sacavém (SIPA)

A integração do arquivo dos Arquitetos Pedro Viana Botelho e Maria do Rosário Beija no acervo arquivístico do Forte de Sacavém (SIPA), sob a tutela da Direção-Geral do Património Cultural, insere-se numa política de salvaguarda e valorização de colecções e espólios documentais produzidos por entidades com actividade relevante nos domínios da Arquitectura, Engenharia, Urbanismo, Artes Plásticas e Design contemporâneos. 
Esta integração ocorreu no dia 01 de agosto de 2019, vindo, assim, ampliar o conjunto de 36 espólios já integrados no Forte de Sacavém (SIPA).
Este arquivo tem como âmbito cronológico 1980-2011. É constituído por diversas unidades arquivísticas, nas quais se integram fotografias, desenhos técnicos, esboços e esquissos. Esta variedade de registos encontra-se associada a uma riqueza e diversidade de conteúdos, representativos das várias vertentes da actividade artística, científica e técnica dos seus autores nos domínios da Arquitectura.
A documentação é referente a diversos projectos e obras decorrentes de encomendas privadas e públicas em vários pontos do país, e na cidade de Lisboa.
Dos trabalhos efetuados, destacamos EPUL Restelo, Empreendimento Laveiras/Caxias, Metro do Caos do Sodré, Escola Secundária de Pedro Nunes, Escola Secundária de Diogo de Gouveia, em Beja, e o Complexo de Couros, em Guimarães.
A consulta desse arquivo será facultada ao público, designadamente através de meios electrónicos, à medida que o seu tratamento arquivístico e a sua digitalização forem sendo concretizados.

Pontos de Interesse

Emissão de selos “Museus Centenários”

Os CTT apresentam hoje, dia 5 de abril uma emissão filatélica sobre os museus centenários de Portugal, parte integrante de uma obra dedicada ao património museológico português, Museus Centenários de Portugal, de Cristina Cordeiro.Os treze museus desta emissão foram...