Organizado pelo Conselho Municipal para a Interculturalidade e Cidadania que, desde 2009, procura que o FMINT seja um evento âncora na promoção da interculturalidade em Lisboa. Este ano teve lugar no Dia Internacional da Diversidade.
Para o vereador dos Direitos Sociais “esta festa pretende mostrar que a diversidade existe por toda a cidade”, sendo nas palavras de João Afonso, Arroios o expoente máximo.
Uma iniciativa que só acontece porque a sociedade civil se preocupa com a situação dos imigrantes em Lisboa, garante o vereador.
A programação contou com a colaboração e presença das organizações e associações mais relevantes na área, bem como das diversas comunidades presentes na cidade.
Numa freguesia com 92, a presidente da Junta, Margarida Martins, destacou a importância para Arroios em receber uma vez mais o Forum.
E o mundo esteve mesmo representado no Intendente, durante mais de dez horas, não faltou um desfile de moda africana, musica do Brasil, Guiné- Bissau, ou da Índia. Do oriente veio a dança budista, e da Moldávia, uma mostra das tradições, língua e história daquele pais do leste da Europa.
Pelo Largo, debateram-se ainda as “Dificuldades nos processos de legalização do imigrante” que trouxe para a rua a discussão sobre um problema que atingue muitos dos que querem construir em Lisboa uma nova vida-
O FMINT termina “em grande” com a atuação dos Cais Sodré Funk Connection.
O Fórum Municipal da Interculturalidade
O FMINT é um espaço de discussão e participação cívica promovido em parceria com várias entidades que têm desenvolvido o seu trabalho na área dos Direitos Sociais e da cidadania.
Tem como objetivos fomentar o debate, a reflexão, o estudo de forma a aumentar o conhecimento e a partilha de práticas de atores sociais relevantes na promoção do diálogo em torno da imigração, diversidade e interculturalidade garantindo a participação das diferentes comunidades presentes no concelho.
Para o ano há mais!