Select Page

Inventário dos marcos graníticos do Alto Douro Vinhateiro

Encontra-se disponível na Pesquisa do Património Classificado e em vias de classificação o Inventário dos Marcos Graníticos do Alto Douro Vinhateiro.
O inventário temático, que corresponde a 87 imóveis, foi reestruturado no passado ano de 2018, no âmbito da atualização dos inventários da DGPC e com a colaboração do Museu do Douro.
Estes marcos graníticos integram-se no conjunto original de 335 padrões de demarcação que foram colocados, entre 1757 e 1761, na delimitação da área dos terrenos de produção vinícola da Região Vinhateira do Alto Douro. Em 1946 foram rastreados 97 destes marcos, sendo então classificados como imóveis de interesse público, pelo Decreto n.º 35 909, DG, I Série, n.º 236, de 17-10-1946. Estes marcos integram a paisagem cultural do Alto Douro Vinhateiro, inscrita na Lista do Património Mundial da Unesco desde 2001.
Em 2007 o Museu do Douro publicou um levantamento completo dos marcos existentes no presente, classificados e não classificados. A partir deste trabalho, e em colaboração com esta instituição duriense, que cedeu o material fotográfico, a Divisão de Património Imóvel, Móvel e Imaterial da DGPC procedeu à actualização das fichas de inventário dos padrões classificados, disponibilizando a informação ao público no início do ano de 2019.
 

Pontos de Interesse

Kings of Spain in Lisbon

No âmbito da sua visita de Estado a Portugal, os Reis de Espanha, Filipe VI e Letícia, foram recebidos, no dia 29 de novembro, nos Paços do Concelho de Lisboa, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.Depois da revista à Guarda de Honra, a um...

Web Summit overcame expectations, says Fernando Medina

“Um êxito enorme para Lisboa e para o país”, disse o presidente da Câmara Municipal no rescaldo do maior evento de tecnologia e empreendedorismo à escala mundial, que esta quinta feira terminou no Parque das Nações. Um, evento que não se esgotou nos quatro dias, deixa...