O Presidente do Governo anunciou hoje que, desde 2013, já foram investidos cerca de 30 milhões de euros em ações de limpeza e manutenção de ribeiras e na prevenção de risco de inundação em toda a Região, com o objetivo de garantir a segurança de pessoas e bens.
“Todo este trabalho tem um objetivo muito simples: a segurança de pessoas e bens e é por causa disso que estamos a investir nas várias componentes” desta área, afirmou Vasco Cordeiro, que hoje visitou as obras que estão a decorrer na Grota da Cancela, na Pedreira, concelho do Nordeste, uma zona atingida pelas fortes chuvas de setembro de 2015.
Segundo disse, o resultado do investimento feito na Região está à vista, uma vez que 2017 e 2018 foram os anos em que se registou o menor número de ocorrências desde que começou a ser elaborado o Relatório do Estado das Ribeiras dos Açores (RERA), em 2012.
De acordo com o Presidente do Governo, a Região dispõe de um conjunto de instrumentos que são fundamentais nesta área, como o Plano de Gestão de Riscos de Inundações, o Plano Regional da Água e o Relatório do Estado das Ribeiras dos Açores, que permitem, entre outras medidas, que seja monitorizada uma vasta extensão de ribeiras.
“Em 2018, estamos a falar de mais de 620 quilómetros de ribeiras e bacias hidrográficas que foram avaliadas quanto à sua situação. Só para se ter uma ideia, a distância entre Santa Maria e o Corvo são 600 quilómetros”, destacou.
“Todo este trabalho pretende alcançar um bom equilibro entre a nossa ocupação do território, mas com uma gestão de risco que acautele ao máximo a segurança de pessoas e bens”, referiu Vasco Cordeiro.