O Presidente do Governo afirmou hoje que o investimento de cerca de 1,5 milhões de euros na beneficiação do Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores insere-se na estratégia de reforço do Serviço Regional de Saúde, que inclui os pilares das infraestruturas, dos recursos humanos e técnicos e de prevenção da doença.
“Esta obra é mais uma pedra na concretização desta estratégia que, no pilar das infraestruturas, no pilar dos recursos humanos e técnicos e no pilar da prevenção, vai concretizando um Serviço Regional de Saúde que pode e deve ser motivo de orgulho dos Açorianos, que é uma das grandes conquistas da nossa Autonomia”, salientou Vasco Cordeiro.
Na cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra de beneficiação do Centro de Saúde que serve a ilha das Flores, o Presidente do Governo adiantou que, ao nível das infraestruturas, o Executivo já avançou com as obras de requalificação do Centro de Saúde da Calheta, já concluiu a ampliação da Unidade de Saúde de Ilha do Corvo e adjudicou as empreitadas de remodelação do Centro de Saúde das Lajes do Pico e do Hospital da Horta e da nova Unidade de Saúde de Ilha do Faial.
Ao nível dos recursos humanos, a Região atingiu, no final de 2017, um total de perto de 600 médicos e de 1.500 enfermeiros, sendo que, neste mesmo ano, em termos de produtividade, foi possível alcançar as 800 mil consultas e atribuir médico de família a mais 8.400 utentes da Região.
“Estamos a fazer uma caminhada, sobretudo nesta componente dos médicos de família, que tem tido passos recentes. Ainda não atingimos a nossa meta, mas estão a ser dados passos concretos para a alcançar e dotar todos os Açorianos com médico de família”, sublinhou.
No que se refere ao pilar da prevenção, o Presidente do Governo apontou o exemplo do combate ao tabagismo, através da subida progressiva do imposto sobre o tabaco na Região, uma medida que é considerada pela OMS – Organização Mundial da Saúde como uma das mais eficazes para fazer diminuir o consumo.
“Há dois anos foram implementadas consultas de cessação tabágica em todos os centros de saúde e, no espaço de um ano, a procura de apoio por parte de fumadores aumentou 32%”, destacou Vasco Cordeiro, sublinhando a implementação de outras ações, como o Programa Regional para a Promoção da Alimentação Saudável, o Plano de Ação para a Redução dos Problemas Ligados ao Consumo do Álcool ou o Programa Prevenir em Família.
A obra de beneficiação do Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores vai permitir uma reorganização funcional dos espaços, o aumento da capacidade de resposta dos vários serviços e um maior conforto ao utente.
No primeiro dia da visita estatutária às Flores, o Presidente do Governo participou também numa sessão do projeto ‘Psicomotricitar com a 3.ª Idade’, envolvendo cerca de 60 idosos dos três centros de convívio da ilha das Flores, numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia das Lajes das Flores, em parceria com a Casa do Povo, e com o apoio da Câmara Municipal das Lajes das Flores.