Select Page

Investimentos de cerca de 55 ME em São Jorge estão ao serviço da coesão, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo destacou hoje que os 55 milhões de euros de investimento público que estão em curso e planeados, nas mais diversas áreas, na ilha de São Jorge integram-se no objetivo estratégico de criar as condições propícias para o fomento da coesão territorial, económica e social.

 

“Gostava que não nos ficássemos apenas pela questão do montante, porque tudo isso é feito com um objetivo estratégico muito claro e muito preciso: o objetivo deste investimento é o de criar as condições para o reforço da coesão entre todas as parcelas do nosso arquipélago”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

O Presidente do Governo falava, no início da visita estatutária à ilha de São Jorge, na assinatura do contrato da empreitada de reabilitação do troço da estrada regional entre o Aeroporto e a Ribeira do Almeida, com uma extensão de cerca de três quilómetros, num investimento de cerca de 1,2 milhões de euros.

 

“O investimento concreto nesta estrada deve ser visto numa perspetiva mais vasta do que é o investimento público feito na ilha de São Jorge”, salientou Vasco Cordeiro, apontando os exemplos de obras em curso ou planeadas, como a ampliação do porto comercial das Velas, a escola da Calheta, os centros de saúde da Calheta e das Velas, a reabilitação da rede viária, as novas instalações do Museu Francisco Lacerda e o melhoramento do porto de pescas do Topo.

 

Só especificamente ao nível da rede viária, o Presidente do Governo adiantou que, entre obras em curso e planeadas, o investimento em São Jorge, entre 2012 e 2018, ascende a cerca de seis milhões de euros.

 

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro considerou ainda que não se pode, porém, assumir que, mesmo com este volume de investimento público, todos os desafios estão resolvidos na ilha de São Jorge, à semelhança do que acontece na restante Região.

 

“Da parte do Governo não há a menor dúvida: só em parceria, só com uma aliança de vontades, será possível vencer os desafios que temos à nossa frente e levar por diante os Açores”, assegurou o Presidente do Governo.

 

A obra da estrada entre o Aeroporto e a Ribeira do Almeida prevê, entre outras, intervenções ao nível dos elementos de drenagem, pavimento, sinalização e equipamento de segurança, permitindo, assim, um fluxo de trânsito mais seguro e fluente no troço que será intervencionado.

 

Este melhoramento assegura, assim, que o tráfego nesta via passe a circular com maior conforto, comodidade e segurança entre o Aeroporto e a Ribeira do Almeida, já que está previsto também um reforço da sinalização horizontal, bem como de equipamentos de segurança.

Pontos de Interesse