Joana Amaral Dias, psicóloga, escritora e ex-dirigente partidária, esteve esta quinta-feira, dia 17, em Elvas, para apresentar o seu livro “Psicopatas Portugueses: 13 Histórias Reais de Morte, Perversão e Horror”, editado pela Oficina do Livro.
A iniciativa decorreu na Papelaria Cidade Nova, em parceria com os CTT, tendo contado com a presença de dezenas de pessoas interessadas neste novo livro da autora e que aproveitaram para autografar os seus livros.
Nesta apresentação marcou presença a vereadora Vitória Branco, em representação da Câmara Municipal de Elvas, que aproveitou para agradecer a Joana Amaral Dias a sua presença na cidade de Elvas e desejar “votos de muito sucesso”.
A escritora agradeceu “a presença de todos quantos vieram nesta tarde aqui”, referindo que esta obra conta histórias reais, que “podiam acontecer a qualquer um de nós, entrando na mente de quem cometeu estes crimes”.
O livro é “o primeiro trabalho clínico que reúne os protagonistas da criminologia portuguesa, uma viagem ao recôndito das suas mentes perversas, uma descida às suas doentes e pérfidas motivações. Psicopatas Portugueses é também um trabalho de Psicologia Forense e procura revelar o quanto o assassínio é complexo, um fenómeno intrincado que ocorre no contexto de uma imensa multiplicidade de factores pessoais e culturais”.
Neste encontram-se, entre outros, os casos de Luísa de Jesus (última condenada à morte em Portugal), Francisco Esperança (Monstro de Beja), o estripador de Lisboa, e Francisco Leitão (Rei Ghob).