Select Page

João Carlota Campeão e Espanha Vence Por Equipas

João Carlota manteve o domínio português na Taça Ibérica PGA e venceu a terceira edição do confronto entre os representantes das PGA de Portugal e Espanha.

O vice-campeão nacional liderou do primeiro ao último dia e totalizou 205 pancadas, 11 abaixo do Par do Guardian Bom Sucesso Golf, em Óbidos, após voltas de 66, 70 e 69.

O 2.º lugar foi alcançado pelo inglês residente em Espanha, Jordan Gibb, que, com voltas de 73, 67 e 67, ficou a 2 pancadas do campeão.

Entre 39 participantes só houve seis jogadores portugueses quatro deles terminaram no top-10. Tiago Cruz foi 3.º com 8 abaixo do Par, Miguel Gaspar 8.º com 3 abaixo do Par e Hugo Santos 10.º com 1 abaixo do Par.

Hugo Santos defendia o título alcançado neste mesmo percurso de Óbidos em 2016, enquanto Tiago Cruz foi o campeão em 2015 em Espanha, em Talayuela. Esta prova não se realizou em 2017, pelo que individualmente só há vitórias portuguesas.

Em termos coletivos Espanha venceu em casa em 2015 e Portugal também triunfou em casa em 2016, pelo que este sucesso de Espanha em Óbidos leva a realização da 4.ª edição para o outro lado da fronteira.

O regulamento dita que cada equipa somava os melhores 8 resultados dos dois primeiros dias e os 6 melhores resultados do último dia, a equipa da PGA de Portugal ficou limitada à partida por ter muito menos jogadores, tendo de somar todos os seus resultados.

Os principais resultados do top-10 foram os seguintes:

1.ºJoão Carlota, 205 (66+70+69), -11
2.º Jordan Gibb, 207 (73+67+67), -9
3.º Tiago Cruz, 208 (70+68+70), -8
8.º Miguel Gaspar, 213 (74+69+70), -3
10.º Hugo Santos, 215 (75+70+70), -1

João Carlota voltou a mostrar que dá-se bem com o Guardian Bom Sucesso Golf, pois em maio deste ano já tinha sido 3.º classificado no Óbidos International Open, um torneio ali realizado e a contar para o Alps Tour.

«Por incrível que pareça as minhas melhores prestações internacionais foram neste campo. Gosto mesmo muito do layout e do campo. O campo estava muito bom e foi uma ótima preparação para a Escola de Qualificação do European Tour em outubro», disse o jogador que recentemente assinou como embaixador dos campos do Grupo Dom Pedro, no Algarve.

Mas o segundo triunfo de João Carlota no PGA Portugal Tour de 2018, depois de ter ganho em abril o Optilink PGA Open, não ficou a dever-se apenas a gostar do traçado do Guardian Bom Sucesso. Para ele não foi uma surpresa.

«Comecei este torneio muito forte. Tinha falado com o meu treinador, Steve Bainbridge, antes do torneio começar e ele disse-me que todo o trabalho que temos feito está mesmo a ficar no “ponto”. Era só uma questão de acreditar nas minhas capacidades e foi o que fiz. Executei e acreditei. Todas a áreas do meu jogo estiveram bem no primeiro dia. A diferença que fez com que mantivesse sempre a liderança foi o jogo nos greens e todo o meu jogo de 120 metros para dentro. Estive mesmo muito bem nesses capítulos. Senti que nos dois últimos dias o meu ritmo com as madeiras alterou-se, mas mantive a calma até ao fim», acrescentou o algarvio, que embolsou um prémio de 5.151 euros.

Como em 2018 João Carlota já utilizou o máximo de oito convites a que tem direito para jogar no Challenge Tour, a sua atenção vira-se agora para os torneios nacionais mas sempre com os olhos na sua carreira internacional.

«Esta vitória veio mesmo em boa altura pois foi uma ótima maneira de preparar-me para a Escola de Qualificação. Se for bem-sucedido irei conseguir uma Categoria para jogar no Challenge Tour ou no European Tour», concluiu, referindo-se ao torneio que irá desenrolar-se no Guardian Bom Sucesso Golf, de 9 a 12 de outubro.

A 3.ª edição da Taça Ibérica PGA foi desta feita organizada pela Asociación de Profesionales de Golf de España, bem ora com algum apoio da PGA de Portugal, porque em 2018 o torneio integrou também o Circuito Seve Ballesteros PGA Tour, um circuito profissional em Espanha gerido exatamente pela PGA daquele país.

Pontos de Interesse

Escuteiros de Óbidos com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os Escuteiros do Agrupamento 753 de Óbidos, nas secções de Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros.Os interessados poderão fazê-lo, até 10 de outubro, através dos e-mails secretaria753@gmail.com Este endereço de e-mail está...

Resolução do surto de moscas no concelho de Óbidos

Realizou-se no dia 17 de Julho, no Ministério do Ambiente, em Lisboa, uma reunião para analisar o problema do surto de moscas no concelho de Óbidos, a sua origem e as medidas a aplicar para a sua imediata resolução. Este encontro juntou a Comissão de Coordenação e...