João Feijó expõe aguarelas com paisagens que se perdem no horizonte
Artes Plásticas
As Oficinas de Formação e Animação Cultural inauguram, esta sexta-feira, 25 de maio, às 18 horas, a exposição de pintura de João Feijó.
O artista plástico nasceu em Lisboa, em abril de 1963. Iniciou-se na difícil técnica da aguarela em 1975, mas desde 1984, também se dedica a outras técnicas como: óleo, acrílico, fotografia, carvão, arte-digital e escultura.
Frequentou o curso de pintura, fotografia e escultura na A.R.C.O e o de desenho na Sociedade Nacional de Belas-Artes e trabalhou, também, em conjunto com os artistas de renome: Pedro Calapez e Ivo na A.R.C.O e ainda com Moreira Aguiar, Vieira Baptista, Gustavo Fernandes e Artur Bual.
Começou a trabalhar com a Galeria Multiface, e desde 1984, dedica-se unicamente às Artes Plásticas.
Grande parte do seu trabalho encontra-se em coleções particulares e estatais, espalhadas por vários cantos do mundo, nomeadamente no Canadá, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Brasil, Estados Unidos da América, Japão, Macau, China, Tunísia, França, Holanda e Angola e no espólio de arte do Vaticano em Itália. Por mais de 18 anos, também foi curador, galerista e diretor, responsável por eventos de arte importantes a nível nacional e internacional.
João Feijó tem sido galardoado com vários prémios e menções honrosas, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Segundo Joan Lluís Montané, membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA): “O artista português plasma nas suas aguarelas panorâmicas paisagens da alma, paisagens do coração, outras paisagens que partem da realidade e que estão matizadas com sensações, com vibrações que sobem e descem, que se encontram para brincar com diferentes ritmos…Tem grande precisão, mas, na aguarela, deixa voar o pormenor ou a descrição ao ar do momento. As suas paisagens são livres, sem disfarces, sem cadeias nem valas, perdendo-se, em ocasiões, no horizonte”.
A exposição vai estar patente ao público até ao dia 23 de junho. Como habitualmente, visitas guiadas podem ser efetuadas, às quartas-feiras, mediante marcação prévia, para o público escolar e comunidade em geral.