Em três minutos, um jovem de 16 anos faz uma declaração de amor ao Porto. O vídeo, que está a tornar-se viral, tem a simplicidade de quem não usa filtros para mostrar ao mundo o fascínio pela cidade, seus contornos e encantos. “Uma carta de amor (ao Porto)”, como se intitula, nunca é ridícula.
O projeto éde João Castro, estudante de Multimédia, para quem esta cidade “enche o coraçãoem todos os detalhes”. Com o intuito de explorar as suas competênciascriativas, revolveu criar um vídeo em torno do que lhe pareceu mais “óbvio”: oterritório que “explora todos os dias”, numa rotina que não cansa.
Rodeou-se decolaboradores. Benedita Gaspar, também de 16 anos, é a modelo que surge novídeo. O texto é de Liliana Castro e a voz de Márcia Pacheco.
A ideia foi “mostrarpequenos detalhes” do Porto “pelos olhos” do João, e a partir daqui manifestar “comoa nossa cidade é tão bonita que até um jovem adolescente, já apaixonado pelasua origem, a quer mostrar a outros” – conta Liliana Castro.
Alcançar omaior número possível de pessoas, convidando-as a viver e “visitar o Porto” enquanto território especial, é agora o objetivo do vídeo, uma carta abertados tempos hodiernos que anda pelas redes sociais.