Neste ato marcou presença o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, que desejou as boas vindas a todos os presentes, tendo ainda manifestado o seu desejo de que estes dias de torneio sejam passados da melhor forma, com votos de boa sorte a todas as seleções presentes.
Nesta edição participam 22 equipas, provenientes das 18 associações de futebol dos distritos do continente, da Madeira, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, numa organização da Federação Portuguesa de Futebol, atribuída à Associação de Futebol de Portalegre e em parceria com a Câmara Municipal de Elvas.
Os jogos iniciaram-se na manhã deste sábado, prosseguindo até 30 de junho com a disputa das partidas entre todas as equipas que estão presentes e por forma a dar a conhecer a melhor seleção de sub-14 desta competição, na qual está também inserida a seleção da Associação de Futebol de Portalegre, que incluiu também atletas de Elvas.
Nesta competição vão ser introduzidas duas novidades, o video-árbitro em todos os jogos disputados no Estádio Municipal de Atletismo, por forma a dar formação aos árbitros participantes; bem como o cartão branco, de promoção do fair play, sendo que os jogos vão decorrer nos três campos do Complexo Desportivo de Elvas, no campo do Estádio Municipal de Atletismo, e campo de Jogos da Terrugem, em Elvas, assim como no Estádio Capitão César Correia e Campo de Jogos de Degolados, em Campo Maior.
A escolha de Elvas resultou de uma candidatura apresentada pela Associação de Futebol de Portalegre, em parceria com a Câmara Municipal de Elvas.