O Município de Óbidos, no âmbito do seu programa Re-Habitar – Obras de Conservação, Reparação ou Beneficiação de Habitações Degradadas, tem procurado desenvolver iniciativas que visam a resolução de situações onde se verifique ausência de condições de habitabilidade em residências permanentes de agregados familiares residentes no Concelho de Óbidos, com comprovada carência económica. Com este programa promove-se, assim, a qualidade de vida das populações, através de obras de conservação, reparação, ou beneficiação de habitações degradadas, que devolvem a estes domicílios condições de habitabilidade consideradas necessárias às famílias em causa. Trata-se de contribuir para a reabilitação urbana do concelho de Óbidos e, simultaneamente, para a dignificação das condições de vida dos munícipes desfavorecidos deste Concelho.
A Just a Change é uma Associação Sem Fins Lucrativos que reabilita casas de pessoas carenciadas, tendo como principal objetivo a luta contra a pobreza habitacional em Portugal, mobilizando todos os recursos necessários à execução de obras, nomeadamente através da mobilização de jovens voluntários, no sentido de devolver dignidade habitacional às famílias mais necessitadas. Através do seu programa Portugal Rural, e na sequência de um convite por parte do Município de Óbidos, a Just a Change pretende reabilitar casas na área geográfica do concelho, mobilizando recursos humanos e logísticos, contribuindo, no âmbito da sua Visão, Missão e Valores para a criação de melhores condições de habitabilidade, acreditando que estas asseguram uma maior coesão familiar para os agregados em causa.
Trata-se de um programa intensivo de reabilitação, com duração de 10 dias, que vai decorrer entre 15 e 25 de agosto, no qual cerca de 50 jovens participam diariamente nas obras e atividades propostas. Esta parceria prevê a reabilitação de quatro casas localizadas na área geográfica do concelho de Óbidos, nas freguesias do Vau, A-dos-Negros e duas na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa (nas localidades de Sobral da Lagoa e A-da-Gorda).
Esta parceria pretende ativar toda a comunidade envolvente, contando com a colaboração efetiva das Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social da área de residência e dos próprios beneficiários.