Select Page

Just a Change e Município de Óbidos reabilitam 4 habitações

O Município de Óbidos, no âmbito do seu programa Re-Habitar – Obras de Conservação, Reparação ou Beneficiação de Habitações Degradadas, tem procurado desenvolver iniciativas que visam a resolução de situações onde se verifique ausência de condições de habitabilidade em residências permanentes de agregados familiares residentes no Concelho de Óbidos, com comprovada carência económica. Com este programa promove-se, assim, a qualidade de vida das populações, através de obras de conservação, reparação, ou beneficiação de habitações degradadas, que devolvem a estes domicílios condições de habitabilidade consideradas necessárias às famílias em causa. Trata-se de contribuir para a reabilitação urbana do concelho de Óbidos e, simultaneamente, para a dignificação das condições de vida dos munícipes desfavorecidos deste Concelho.

A Just a Change é uma Associação Sem Fins Lucrativos que reabilita casas de pessoas carenciadas, tendo como principal objetivo a luta contra a pobreza habitacional em Portugal, mobilizando todos os recursos necessários à execução de obras, nomeadamente através da mobilização de jovens voluntários, no sentido de devolver dignidade habitacional às famílias mais necessitadas. Através do seu programa Portugal Rural, e na sequência de um convite por parte do Município de Óbidos, a Just a Change pretende reabilitar casas na área geográfica do concelho, mobilizando recursos humanos e logísticos, contribuindo, no âmbito da sua Visão, Missão e Valores para a criação de melhores condições de habitabilidade, acreditando que estas asseguram uma maior coesão familiar para os agregados em causa.

Trata-se de um programa intensivo de reabilitação, com duração de 10 dias, que vai decorrer entre 15 e 25 de agosto, no qual cerca de 50 jovens participam diariamente nas obras e atividades  propostas. Esta parceria prevê a reabilitação de quatro casas localizadas na área geográfica do concelho de Óbidos, nas freguesias do Vau, A-dos-Negros e duas na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa (nas localidades de Sobral da Lagoa e A-da-Gorda).

Esta parceria pretende ativar toda a comunidade envolvente, contando com a colaboração efetiva das Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social da área de residência e dos próprios beneficiários.

Pontos de Interesse

Encontro de bandas filarmónicas, dia 14

No próximo dia 14 de janeiro de 2017, sábado, pelas 15h30, no Auditório Municipal da Casa da Música, irá decorrer um Encontro de Bandas, com organização da banda da Sociedade Musical e Recreativa Obidense (SMRO), no...

Passeio pedestre na Gracieira, Óbidos

No dia 5 de Maio realiza-se o 12º passeio pedestre na Gracieira.A concentração está marcada para as 08h30 no largo da associação e a participação tem um custo de 5 euros (com direito a brinde e reforços durante o passeio).Segue-se um almoço e animação durante a tarde...