“Esta foi uma obra projetada há mais de 30 anos, era então Presidente da Junta de Freguesia José Martins, e a verdade é que ano após ano foi ficando sempre por fazer”, lembrou Marco Martins. “Decidimos fazê-la e a obra está aqui, um espaço público requalificado para as crianças, para os seniores, para todos, e cabe a todos preservá-lo”, vincou o Presidente do Município, recordando o investimento ali feito superior a 1,5 milhões de euros (incluindo a recuperação do Pavilhão Municipal), num total de mais de cinco milhões de euros aplicados, nos últimos quatro anos, na freguesia de Fânzeres, a terceira maior do Concelho.
Após a inauguração, a tarde ficou assinalada por um pequeno espetáculo de música e dança que reuniu centenas de pessoas.
No Largo Júlio Dinis, o Município reorganizou os espaços públicos, racionalizou o tráfego viário e devolveu aos cidadãos um amplo espaço público de segurança que se encontrava disperso (ao introduzir um parque infantil e um Espaço Idade D’Ouro), preservando o “Cruzeiro da Costa” construído em 1940.