Select Page

Lisboa submits European Capital of Sport 2021 application dossier

Capital Europeia de Desporto, é “acima de tudo uma grande mobilização coletiva, uma grande mobilização para o desporto”.

Foi com esta ideia política, de “mobilizar toda uma comunidade, durante um ano inteiro, para o desporto”, que Fernando Medina decidiu aceitar o desafio do vereador do Desporto, Jorge Máximo, de organizar a candidatura de Lisboa.

A cidade não precisa, exclusivamente para esta candidatura, de adicionar novos equipamentos desportivos aos existentes atualmente, garantiu o presidente da Câmara.

Esta é uma candidatura que “vale só por si”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, numa referência à “mobilização da cidade para a candidatura”, em que todos os agentes se empenharam.

O processo, disse Medina, “valeu a pena, porque mostrou uma cidade com instituições, com atletas, com pessoas, que valorizam o desporto no seu dia-a-dia, e estão dispostos a fazer mais para o desporto todos os dias”.

Lisboa, ao longo dos últimos dez anos, frisou, viveu uma “transformação virada para a fruição do espaço público”, com o desporto a ter “um papel central neste processo”.

O número crescente de provas desportivas organizado anualmente pela autarquia, ou com o seu apoio, foi um facto relevado por Medina, que assinalou a capacidade organizativa da autarquia nesse sentido.

Um processo, assinalou o autarca, que fez nascer as Olisipíadas – os antigos jogos da cidade – que “rapidamente se está também a transformar num grande movimento de mobilização de milhares de jovens por toda a cidade, nas mais variadas modalidades”.

Lisboa está preparada para receber grandes eventos desportivos

Abrindo formalmente a cerimónia, Jorge Máximo centrou grande parte da sua intervenção num agradecimento a todos os que tornaram possível esta candidatura. 

“Uma longa caminhada que ao longo de mais de um ano mobilizou milhares de lisboetas e centenas de entidades”, salientou, com particular destaque para os parceiros das juntas de freguesia, os “principais pilares da nossa política desportiva municipal”.

Numa intervenção emocionada, o vereador afirmou Lisboa como uma cidade que promove os valores da amizade, da tolerância, do respeito, da participação. Somos, sublinhou, “pela igualdade e pela inclusão”.

Lisboa recebe anualmente milhares de eventos desportivos, “a nossa capacidade organizativa é reconhecida em todo o mundo”, assegurou Jorge Máximo.

Uma candidatura forte

“Esta é uma candidatura forte”, começou por afirmar Gian Francesco Lupatelli, que vai, a partir de agora, analisar o processo das três cidades candidatas: Lisboa, Haia (Holanda) e Riga (Letónia). A cidade escolhida, será conhecida no próximo dia 15 de novembro.

“Penso que todos os habitantes, as crianças e os idosos, sabem que Lisboa é candidata a 2021”, disse, salientando que 2021 deverá ser “um ano especial, com 365 dias de desporto total, deporto para todos”.

Se este foi um ano bom, 2021 deverá ser 10 vezes melhor. Isto é importante, porque mais desporto é mais saúde, mais bem estar, menos despesa na saúde, concluiu.

Governo apoia candidatura de Lisboa 

“2021 será o momento de afirmação em Lisboa, e a partir desta, para Portugal, de um lugar de afirmação do desporto e da atividade física”. Na sua intervenção, Tiago Rodrigues, ministro da Educação, enalteceu a “audácia de Lisboa em encarar a candidatura como ponto de partida e nunca como ponto de chegada”.

Lisboa, concluiu, “até 2021, e ainda mais depois de 2021, assume-se como um parceiro fundamental do governo para tornar o nosso desporto mais competitivo, nas competições que enfrenta, e cada vez mais disseminado junto daqueles que dão escala e força a essa excelência que somos todos nós”.

A cerimónia, contou com a presença dos embaixadores da candidatura, os atletas Hugo Passos, multicampeão surdolímpico, Patrícia Mamona, campeã da Europa de Triplo-Salto e Telma Monteiro, medalhada de bronze dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Antes da assinatura de protocolos de colaboração, com o Instituto Português do Desporto e Juventude, e a Direção-Geral de Saúde, teve lugar a atribuição dos prémios da edição 2017 das Olisipíadas: prémio fair play, atribuído a Marvila, 3ª classificada, a freguesia dos Olivais, 2ª classificada, Areeiro e em primeiro lugar a freguesia de Alcântara.

Pontos de Interesse

Quinta Conde dos Arcos Urban Park

Decorre no próximo dia 4 de Junho, pelas 18h, a  abertura de um novo parque urbano num total de 9 hectares. Nesta quinta histórica da cidade,  o Viveiro Municipal, a Escola de Jardinagem e a Escola de Calceteiros passarão a conviver com...