Select Page

Lisboa will run again for Green Capital

Apesar de não ter vencido a corrida a Capital Europeia Verde para 2019, a candidatura de Lisboa ficou bem posicionada e apresentou muitos pontos fortes.

Oslo venceu à terceira tentativa e Lisboa volta a candidatar-se para 2020, anunciaram em 13 de julho o vereador da Estrutura Verde e Energia, José Sá Fernandes, e o vice-presidente da Câmara Municipal, Duarte Cordeiro, num encontro com a equipa multidisciplinar que preparou a candidatura. 

“Estávamos muito bem posicionados mas perdemos, como no futebol, nos penaltis”, disse José Sá Fernandes”, que agradeceu a todos os membros da equipa e sublinhou que agora há que começar a trabalhar para a próxima candidatura, desde logo melhorando alguns capítulos que apresentaram maiores fragilidades. 

O mais forte de Lisboa é o crescimento exponencial da cidade nos últimos anos, adianta Sá Fernandes, que considera a experiência ganha com a candidatura para 2019 uma mais-valia para que a próxima seja mais forte.

Planeamento, alterações climáticas, estrutura verde, água e resíduos são parâmetros em que a autarquia vai continuar a investir, para uma candidatura que pretende vencedora e será apresentada já em outubro deste ano. 

Os dois vereadores agradeceram o empenho da equipa, que deverá agora continuar, e Duarte Cordeiro salienta a situação financeira confortável da autarquia como mais um ponto forte para a preparação da próxima candidatura.

“Isso faz com que de alguma forma comece a haver espaço, disponibilidade e capacidade para um reforço de todas as equipas envolvidas”, diz, para salientar que considera possível melhorar os resultados em diversas áreas.  

Pontos de Interesse

José Mariano Gago named after a square in Lisboa

Uma homenagem que teve lugar no Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de novembro, que Mariano Gago instituiu em 1996 quando era ministro da Ciência em honra de Rómulo de Carvalho, e no contexto das celebrações da Semana da Ciência e da Tecnologia, no...