Está na estrada a 79ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta. Damien Gaudin, da equipa Armée de Terre, venceu esta tarde o prólogo, disputado em Lisboa, e parte para a 1ª etapa, amanhã, com a camisola amarela.
O ciclista francês, percorreu os 5,4 km do contrarrelógio – com partida e chegada na Praça do Império, em Belém – no tempo de 6 minutos e 24 segundos. Por equipas, lidera a equipa do Sporting / Tavira.
“A Volta valoriza Lisboa, e Lisboa valoriza a Volta”, afirmou Jorge Máximo, vereador do Desporto da cidade que assistiu hoje, uma vez mais, à partida da “Portuguesa”. Desde 1927, ano da primeira edição, a Volta conta com 79 edições, das quais 62 com a participação de Lisboa. A partir de 2009, a cidade de Lisboa recuperou a tradição de receber a prova, e, considerou o vereador, “faz todo o sentido que Lisboa continue a apoiar a Volta”.
Na semana em que ficou a saber-se que Lisboa é uma das duas cidades finalistas para a conquista do título de Capital Europeia do Desporto em 2021, Jorge Máximo salientou que são também “estes grandes eventos que promovem e dão visibilidade ao desporto, que valorizam o fator económico e social do desporto”.
Amanhã, cerca de 300 pessoas vão participar no Passeio da Volta – “um evento de Cicloturismo sem qualquer caráter competitivo” –, percorrendo uma distância de 26 km, que ligam o Parque das Nações, em Lisboa, ao Parque Urbano de Vila Franca de Xira.
Dia 15 de agosto, Viseu recebe a etapa final da Volta, consagrando o esforço dos 140 ciclistas, das 18 equipas inscritas, ao longo de 11 dias e 1 626,9 km.