Select Page

Livro sobre luta e resistência numa vila mineira do século XX apresentado ao público


Livro sobre luta e resistência numa vila mineira do século XX apresentado ao público

O Triunfo dos Valentes

No dia 19 de junho, às 18h30, vai ser apresentado, ao público, o livro “O Triunfo dos Valentes – Luta e Resistência numa vila mineira do século XX”, da autora Mercedes Guerreiro.

A sessão de apresentação, que contará com apontamentos musicais, irá decorrer na Central de Compressores,  em Vale d’Oca, bairro simbólico e emblemático da história aqui relatada.

“O Triunfo dos Valentes” é um romance inspirado em factos reais, cuja narrativa acompanha a vida de uma família na vila mineira de Aljustrel, entre os anos cinquenta e setenta do século XX, numa altura em que as lutas dos mineiros eram um exemplo de resistência, num país dominado pelo regime ditatorial do “Estado Novo”. Em Aljustrel reinavam a miséria, a doença e a repressão sobre os trabalhadores. As greves e as manifestações dos mineiros sucediam-se umas às outras. A coragem e a determinação de alguns habitantes em apoiar as famílias necessitadas e reivindicar melhores condições de vida para os mineiros faziam deles alvos a abater. Muitos foram perseguidos, presos, torturados, obrigados a sair do país.

Grande parte da narrativa da obra resulta de pesquisa bibliográfica, de arquivos da PIDE e da recolha de testemunhos de pessoas que viveram esses tempos conturbados. “O Triunfo dos Valentes” é uma homenagem aos mineiros de Aljustrel e indiretamente a todos os mineiros do mundo, e às pessoas anónimas, geralmente, esquecidas nos livros de História, e que também elas contribuíram para mudar a história do país.

Mercedes Guerreiro licenciou-se em Jornalismo pela Universidade Livre de Bruxelas. Foi cofundadora da Rádio Tentativa, primeira rádio portuguesa na Bélgica. Regressou a Portugal onde trabalhou como jornalista e tradutora. Criou os gabinetes de comunicação da AMI-Assistência Médica Internacional e da Câmara Municipal de Aljustrel, onde ainda hoje se mantém. É coautora (com Jean Lemaître) dos livros “Grândola Vila Morena – Le Roman d’une chanson” (ed. ADEN, Bruxelas, 2014), reeditado por OTIUM, (Paris, 2019), e de “Grândola Vila Morena – A Canção da Liberdade” (ed. Colibri, Lisboa, 2014). É também coautora dos “Contos Assesta II «Água» “(2019). É membro da Assesta-Associação dos Escritores do Alentejo.

 

Atualizado em 17 junho 2019

Pontos de Interesse

Câmara premeia vencedores da campanha de Natal 2018

Câmara premeia vencedores da campanha de Natal 2018 Concursos de Natal Isabel Conceição Cavaco, de Aljustrel (senha  n.º 03827), Maria Jesus Mestre, do Carregueiro (senha n.º 09174) e José Matias, de Aljustrel (senha n.º 22529) foram os vencedores dos 1.º, 2.º e 3.º...

Daniela Castanho apresenta o livro “Uploaded”

Daniela Castanho apresenta o livro “Uploaded” Sociedade No dia 14 de setembro, às 17h30, será apresentado o livro Uploaded, de Daniela Castanho, no Centro d’Artes de Aljustrel. Nascida em 2000, em Jungeiros, no concelho de Aljustrel, Daniela Castanho...