Livros e frutos secos atraem público a Aljustrel
Outubro em Aljustrel
No próximo fim de semana, livros e frutos secos da época voltam a ser reis no Parque de Exposição e Feiras de Aljustrel.
De 20 a 24 de outubro, o Pavilhão de Exposições e Feiras irá receber a XVI Feira do Livro. Como habitualmente, centenas de obras, com uma grande variedade de temas e géneros literários e a preços mais convidativos vão estar à disposição dos leitores, que com o Natal à porta podem aproveitar para comprar algumas prendas, e satisfazer o seu gosto pela leitura.
Para cultivar, ainda mais o gosto pela leitura, serão promovidas atividades culturais.
Assim, no dia 20, às 21 horas, a autora e docente universitária, Ana Paula Figueira, apresentará o livro “CorajosaMente” (ed. Calendário de letras). Esta obra, com ilustração de Sónia Oliveira e prefácio de António Sampaio da Nóvoa, fala para as crianças das doenças invisíveis, as depressões. O livro faz parte de uma coleção de quatro, dirigidos especialmente ao segmento 7-9/10 anos, que abordam temas diferentes, e de enorme importância, como o divórcio, a violência doméstica, o luto, a vivência com pais com doenças mentais, com o intuito de valorizar a vertente pedagógica, em prol da inclusão, da coesão social e do desenvolvimento da criança.
Esta apresentação será pautada por apontamentos musicais do grupo Injazzduo, com os músicos João Nunes e Ana Lourenço.
No dia 21, das 10 às 14 horas, realizar-se-á um Atelier de Marcadores de Livros, dirigido ao público em geral.
E, no dia 24, também das 10 às 14 horas, a associação BICA TEATRO irá apresentar, às crianças do pré-escolar, 1º e 2ºciclos do ensino básico, o projeto de teatralização de histórias tradicionais portuguesas que têm recolhido, entre as quais Pinto Pintão, Os Três Pedidos e Corre, Corre Cabacinha. São histórias repletas de teatralidade, magia e humor e que, recuperando a tradição oral do contador de histórias, prendem a atenção e libertam a imaginação dos mais pequenos.
À semelhança dos anos anteriores, deverão também ser entregues, durante a feira, os certificados “Padrinhos de Leitura” aos representantes das empresas do concelho, convidadas, pela Biblioteca Municipal, a apadrinhar os alunos de uma sala de aula de jardim-de-infância, pré-escolar ou primeiro ciclo, através da atribuição de um apoio financeiro para aquisição de um livro para cada aluno dos ciclos abrangidos. Com esta iniciativa a Biblioteca Municipal pretende envolver a comunidade promovendo o sentido de partilha, de solidariedade social e de uma cidadania mais ativa, fortalecendo ao mesmo tempo os laços existentes entre a biblioteca e os seus utentes.
Mas este terceiro fim de semana de outubro também é sinónimo de Feira Nova em Aljustrel. Este certame, com as suas barraquinhas tradicionais, decorre nos dias 21 e 22, no recinto do Parque de Exposições e Feiras. Neste espaço podem-se adquirir variados produtos desde roupa, sapatos, enchidos, queijos, produtos artesanais entre muitos outros artigos, nomeadamente os frutos da época como as nozes, os figos secos, as amêndoas, os pinhões e as castanhas cruas ou assadas quentinhas. Espera-se que estes atrativos venham a atrair centenas de pessoas às duas feiras.